CulturaSocial

“A maravilha na arte de filmar é você entrar na recordação das pessoas”

A frase do empresário e proprietário da produtora Santo Rei Filmes resume os 27 anos de trabalho como cinegrafista. Segundo registros, Valdir Maciel filmou durante a carreira cerca de três mil eventos entre aniversários, batizados e casamentos.

Sua trajetória começou em 26 de abril de 1988, quando filmou o aniversário de um ano de sua primogênita Roberta Maciel Arenghe, 28, que hoje trabalha ao seu lado.

Antes, o empresário trabalhou como corretor de seguros no Banco Bradesco. “Peguei o dinheiro da rescisão e comprei minha primeira câmera”, diz.

Diz também que nunca fez um curso específico de cinegrafista e se orgulha de ser um profissional que aprendeu o ofício na ‘raça’. “No aniversário da Roberta, filmei a festa como eu imaginava que ficaria lindo e deu tudo certo”.

O primeiro nome da produtora foi RV – Rita [esposa] e Valdir. “Com o nascimento da Roberta, tive que mudar para RVR. Depois vieram mais dois meninos Vítor e Vinícius. Para adaptar a razão social com as iniciais dos nomes dos integrantes da família não ficou nada legal: ficou RVRVV. Então, permaneceu RV por mais de duas décadas”, explica.

 

Foto: Kuriaki Stábile
Foto: Kuriaki Stábile

 

Up

Há cerca de um ano e meio, seu genro, o publicitário Rodrigo Arenghe, tornou-se sócio e mudou o nome da empresa de RV para Santo Rei Filmes.

“Sentimos a vontade de avançar e inovar, porém, mantendo nossa tradição. A mudança do nome é uma homenagem a música do cantor Tim Maia ‘A Festa dos Santos Reis’, que transmite alegria e representa o momento de festa e o amor dos casais”, comenta Arenghe.

“O nosso propósito é trazer sempre algo novo aos nossos clientes, poder conhecer cada história de perto e ter a oportunidade de contá-la através de nossas lentes.”

Emoção

Com quase três décadas como cinegrafista, Valdir Maciel se emociona quando relembra filmagens que marcaram a sua própria história.

“Filmamos o casamento da Marília Brissi. Minha felicidade naquele momento único foi vê-la entrar na igreja vestida de noiva e ao mesmo tempo revê-la na memória quando filmei seu batizado e os seus aniversários de um e 15 anos”, recorda.

 

Foto: Rafael Serra
Foto: Rafael Serra

Marília

Na noite de sexta-feira, 15 de maio de 2015, tendo como palco a igreja de São Judas Tadeu para o momento mais feliz de sua vida, a esteticista Marília Rita Bueno Rissi Martins, 22, casou-se com o advogado Gustavo Aurélio Martins, 26.

“Na minha família, nós damos muito valor para as filmagens e gostamos muito de fotografar todos os nossos eventos sociais. Para mim, em especial, a filmagem é uma recordação eterna”, conta ela.

Para exemplificar a paixão pelas filmagens, a esteticista relembrou a avó.

“Faz 13 anos que minha avó faleceu. E quando sinto uma saudade imensa dela, revejo as filmagens em que ela estava presente e isso é maravilhoso. Claro que, lembro da minha avó em meus pensamentos, mas revê-la em imagens é uma emoção inexplicável”.

De poucas palavras, o marido Gustavo Aurélio Martins conta que aprecia filmagens e fotos, mas que, sua família nunca se importou com esses registros.

“É uma questão de hábito dos meus pais, nós não somos de fazer festas para comemorar datas especiais”.

Porém, ao término da entrevista o advogado lembrou para a esposa sobre momentos do sacramento.

“Durante a cerimônia e mesmo na recepção, a Marília não reparou em detalhes importantes que ela só notou depois que viu as fotos e os flashes de vídeos”, finalizou.

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close