Sábado , 19 Agosto 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / A sintonia entre mãe e filho

A sintonia entre mãe e filho

Foto: Otávio Bueno

Existe um momento na vida da mulher que é único, mágico e inexplicável. Hoje, falo sobre a gravidez e os benefícios do método Pilates.  Gerar um filho é uma dádiva. Sentir as mudanças no corpo para poder gerar uma vida dentro do ventre é divino. São 40 semanas de espera, expectativas, medos e muita preparação.

E, por falar em preparação, vamos entender como o método Pilates pode auxiliar as mulheres a acolher melhor o bebê. O método criado por Joseph Pilates envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e o esforço, através da integração do movimento. Tem como base a contrologia – controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Um dos princípios fundamentais do método é o ‘power house’ ou ‘casa de força’ [área abdominal localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos profundos da coluna e os centros de força do corpo], sendo ela, o centro de todo movimento. Quanto mais forte a ‘casa de força’, mais eficiente é o movimento.

Agora vamos associar os benefícios da técnica com a gestação.  Concentrar-se nos músculos essenciais para a postura, melhorará a estabilidade da musculatura postural e a resistência dos músculos do assoalho pélvico, o que ajudará permanecer sem deformidades posturais e evitar dores lombares.

A prática do método Pilates durante a gestação proporciona excelente força dos músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e estabilidade da coluna vertebral. A melhora resultante na postura gera mais espaço para o bebê.

O método permite desenvolver uma maior conscientização sobre o corpo. A gestante aprende a relaxar e respirar corretamente, preparando-se para o trabalho de parto e para o nascimento do seu filho. A prática regular dos exercícios durante e após a gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, dando-lhe a base para readquirir suas formas anteriores.

Quanto ao ‘power house’ cito muitos benefícios relacionados a gestação como:

-Melhora da capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto;

-Melhora da circulação para a região pélvica;

-Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto;

-Previne a incontinência urinária por esforço;

-Apoia os órgãos da pelve;

-Promove a estabilidade da musculatura postural;

Agora, só depende de você. Se está esperando um filho, experimente entrar em sintonia com ele. Prepare seu corpo e você só terá benefícios como um parto saudável e muita qualidade de vida, tanto antes, quanto depois de sua gravidez.

Boa semana e até a próxima segunda-feira.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

piilatee

Na direção certa

Na semana passada escrevi aqui sobre como é importante definir um plano para direcionar suas ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *