GeralMercado

Arquitetura e Percepção

Fábio Murillo desenvolve um trabalho que parte de um conjunto de referências para a criação

Trabalhar com Arquitetura e Urbanismo é um desafio. É preciso estar atento para todos os aspectos de inspiração, como estética, moda, cinema e normas técnicas, pois a área mostra a beleza visual, sendo necessário conciliar criatividade e técnica.

“Apresento um trabalho arquitetônico que amadurece a cada novo projeto desenvolvido. Como todo arquiteto, parto de um conjunto de referências para a criação das relações espaciais a evolução da identidade projetual e a inserção no contexto urbano”, diz Fábio Augusto de Aguiar Murillo, 32.

A arte surgiu na vida do profissional na adolescência, quando concluiu o curso técnico de Edificações pela FEG [Fundação Educacional Guaçuana]. “Neste período trabalhei como projetista em escritórios de Arquitetura e Engenharia de Mogi Guaçu e região”.

Em 2009, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Unip [Universidade Paulista]. Hoje, o arquiteto é proprietário do Fabio Murillo Arquitetura e Urbanismo.

“Sou responsável por uma equipe de projetos do escritório que possui grande experiência em Arquitetura e Urbanismo e em consultoria para grandes empresas do mercado como Construvenda, RE/MAX Companhia de Imóveis e Terra Par”.

No mundo arquitetônico, a originalidade em todos os projetos faz a diferença. “Quando desenvolvo um projeto arquitetônico, além das necessidades apresentadas pelo cliente, considero as sensações que serão criadas pela edificação”.

Para ele, é importante analisar e raciocinar as possíveis experiências sensoriais que podem ocorrer no projeto, desde o potencial paisagístico a ser explorado em uma simples caminhada até a sensação que os volumes e cores irão gerar nas pessoas que irão habitar, conviver ou utilizar o espaço construído.

“Essa visão nos permite prever a evolução das obras”.

 

“O arquiteto é treinado para enxergar o mundo de outra forma. Conseguimos ver com mais clareza a relação das pessoas e de suas vidas com os espaços construídos”

 

Fachada do escritório Fabio Murillo Arquitetura e Urbanismo

Contemporâneo

O Fabio Murillo Arquitetura e Urbanismo é um escritório dos mais diversificados da região porque sua estrutura física foi desenvolvida em três containers. “A intenção foi criar um ambiente moderno e sustentável, atendendo às necessidades espaciais, respeitando pontos como insolação, conforto térmico, visibilidade e funcionalidade”.

O projeto tem um layout racional que insere uma sensação de amplitude logo ao entrar. “A primeiro impacto, visualizamos o balanço do container que agrega uma característica única gerando uma sensação de leveza”.

Os containers foram dispostos paralelamente criando um pátio central em deck de madeira e um nível superior foi colocado acima deste que é apoiado sobre vigas metálicas dimensionadas para suportar a carga e o balanço de quatro metros que projeta-se na fachada.

 “Implantamos módulos no terreno plano, suspensos e apoiados pelas sapatas isoladas [fundações de concreto] que recebem os esforços e cargas dos containers e estruturas. Respeitamos as condições de insolação isolando o container exposto a maior temperatura e deixamos o outro lado com o aço aparente demonstrando a identidade dos materiais”.
Os espaços internos foram projetados de forma que o ambiente fique amplo e integrado, beneficiando o fluxo e convívio da equipe.
“A sala de reunião fica situada no fundo da construção para proteção acústica do ruído emitido pelos veículos que transitam pela via pública”
No acabamento interior do escritório, o arquiteto conta que “reutilizei elementos encontrados em ferro velho como luminárias industriais, vidros laminados e objetos de decoração”.

 

Fotos: Lucas Góis / Cristian de Sá
www.lucasgois.com.br

 

Fabio Murillo Arquitetura e Urbanismo
Avenida 9 de Abril, 765
Centro – Mogi Guaçu-SP
(19) 3818.2504

E-mail: contato@fabiomurillo.com.br
Site: www.fabiomurillo.com.br

 

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close