Quinta-feira , 19 Outubro 2017
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Como sobreviver sem exagerar

O outono começou e chegou cheio de feriados. E além de serem bons momentos para descansar, eles são ótimos para reunirmos os amigos e é claro, abusar da comilança.

A Páscoa passou e os chocolates ficaram. O feriado de Tiradentes veio acompanhado da queda da temperatura, que obviamente [para não repetir: claro], nos convida a comer um pouco a mais. Em seguida, vem o Dia do Trabalho e, logo depois, o Dia das Mães, que não é feriado, mas é outro convite para os abusos na hora da comemoração.

Com tantos motivos assim, não tem jeito de escolher um tema diferente. Hoje, meu artigo é sobre como manter a forma com tantos feriados.

Primeiro você deve ter em mente qual é o seu objetivo. Explico melhor: você precisa entender se deseja apenas manter o peso ou se está tentando emagrecer.

São duas coisas diferentes.

Eu vou dar dicas para ambas, mas você precisa saber onde você se encaixa. Vamos lá!

1)Muito exercício: a primeira dica é sobre atividade física. Fala a verdade, você até cogitou a hipótese de não frequentar as aulas da academia esse mês porque os feriados te desanimaram? Esse é um grande erro. Porque além de não fazer aula nos dias do feriado ou nos dias que estará viajando, você deixa de fazer exercícios nos outros dias também. Então: mantenha sua rotina de exercícios todos os dias que forem possíveis.

2)Alimentação: nem pense em abandonar sua rotina alimentar três dias antes do feriado e voltar a rotina somente uma semana depois. Esse é um dos maiores erros que cometemos. É claro que os abusos à mesa acontecem tanto no final de semana como no feriado. Mas deixe apenas para abusar da comida somente nesses dias e reestabeleça sua dieta assim que possível.

Essas duas primeiras dicas são tanto para quem quer emagrecer como para quem quer manter a forma. Para seguir as próximas dicas, você precisa definir se está tentando emagrecer ou apenas mantendo o peso. E aí, programar seu cérebro para isso.

Preste atenção.

3)Exercícios durante o feriado: se você deseja apenas manter a forma vale uma caminhada ou uma corrida mais leve. Um dia de preguiça ou só de alongamentos também valem. Agora, se você está correndo contra a balança, precisa se exercitar. Minha sugestão é realizar a atividade logo pela manhã, assim fica livre para aproveitar o dia. E, lembre-se: nada de pegar leve, mantenha sua rotina de exercícios. Você pode até conversar com seu professor para ele te dar uma sequência de exercícios que você pode fazer em casa.

4)Abusos na alimentação: os abusos são praticamente inevitáveis, mas você pode fazer algumas escolhas. Se você é do grupo que está mantendo o peso, pode se dar ao luxo de comer um pouco mais. O importante é recomeçar a sua dieta assim que possível. De preferência no dia seguinte. Agora, se você faz parte do grupo que está tentando emagrecer, cuidado. A primeira coisa que eu sugiro é que você tenha em mente o que você já conquistou, assim fica mais difícil jogar tudo para o alto e cair de boca na sobremesa. Abusar em todas as refeições também é um erro. Escolha apenas uma. É claro que você precisa conversar com a pessoa que está fazendo seu cardápio, pois ela irá te dar uma orientação e específica.

Dessa forma, tenho certeza que se você seguir minhas orientações, passará pelos próximos feriados sem culpas ou arrependimentos. Depois é só voltar para sua rotina normalmente.

Um beijo e até dia 08/05.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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