Colunistas

Conhecimento que gera resultado

Estamos vivendo o maior tempo de mudança. Tempo de definir o que realmente queremos, o que realmente precisamos. E é sobre esta mudança que quero bater um papo. Eu seria a pessoa mais alienada do mundo, se com a oportunidade que tenho de questionar, deixasse passar. Não estou aqui para levantar alguma bandeira, mas sim, porque quero saber como vamos mudar e, que, estratégia vamos usar.

“Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo”, é uma frase que foi dita por Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, que sintetiza muito bem o que quero perguntar.

Como a educação pode mudar o mundo?

Tenho pais, professores, minha primeira formação é de professora e acredito na boa educação. Os livros nos sustentam com o conhecimento teórico. A internet nos bombardeia de informações por minuto. Nosso ambiente de trabalho gera troca de conhecimento e experiência.

Essa soma de fontes que jorram conhecimento, gera ações que geram mudanças. Mas como filtrar o que é realmente essencial? Como colocar em prática o que está nos livros? Como gerar mudança no meio em que vivo?

Acredito nos pequenos gestos. Nas pequenas ações que fazem uma grande diferença. E toda mudança começa com você.

Na primeira empresa que trabalhei, tínhamos um projeto social maravilhoso, que envolvia algumas escolas da comunidade local. Algumas crianças da 5ª à 8ª séries, eram selecionadas por meio de uma redação sobre o meio ambiente. Em cada ano, definíamos qual seria o foco como água, lixo ou saneamento básico. Mas, todos eram para melhorar a comunidade. Enfatizo, a Comunidade.

Dessas redações, formávamos encontros que ao final produzíamos um curta metragem, que era utilizado nas escolas para educação ambiental.

O resultado, uma grande mudança. Nas crianças que participavam do projeto, nas famílias, na vizinhança, enfim, na Comunidade.

Lembra do nosso bate papo anterior, sobre você ser o CEO da sua empresa. Agora, que você descobriu que tem todos os dados que precisa para investir no seu maior patrimônio, comece com as pequenas ações, e garanto, que irão resultar em grandes resultados.

Tags
Mostrar mais

Rita de Cassia

Rita de Cassia é graduada em Comunicação Social na Universidade Paulista. Trabalhou na área de Comunicação, MKT e Projetos Sociais de Multinacionais como Solvay e Oracle e, atualmente, na Dow. Antes, atuou como correspondente da TV Cultura. Também é especializada em Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social e MKT Digital e vive conectada. Gosta de rock, jazz e blues além de um bom vinho, champanhe e café. Adotou São Paulo como sua cidade, mas a alma é do mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close