Quinta-feira , 21 Setembro 2017
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Consciência corporal e autocontrole

Foto: Lucas Góis

Na procura por uma atividade física que beneficie o corpo e a mente, o ser humano encontra indicação para um dos mecanismos mais populares do Brasil: o Pilates. Como qualidade de vida, o método criado por Joseph Pilates trabalha a concentração, a consciência corporal, o autocontrole e a respiração por meio de exercícios.

“É isso que pretendo apresentar. Uma explicação dos métodos do Pilates, seus benefícios e uma opção correta para cada pessoa”, diz Fabiana Nunes de Matos Bueno, 34, que é Pós-Graduada em Pilates.

Há 13 anos na área de personal trainer e Treinamento Funcional e Pilates, ela idealizou a técnica de trabalho realizado no Studio Fabiana Matos, do qual é coordenadora.

Fabiana comenta que o exercício físico entra como um fator determinante na manutenção da qualidade de vida, devido aos vários compromissos e obrigações que temos no dia a dia.

“Se a rotina do ser humano fosse mais tranquila, ou seja, menos horas no computador e no trabalho; se evitássemos os deslocamentos e gastássemos menos tempo no trânsito e os compromissos familiares, profissionais fossem diminuídos, com certeza teríamos uma qualidade de vida melhor”.

Sabemos que isso é impossível hoje em dia. Com toda essa agitação, o tempo dedicado ao descanso e ao lazer fica cada vez menor.

“A atividade física é fundamental não apenas para aliviar o estresse, mas também para melhorar os desequilíbrios causados no corpo, principalmente as famosas dores na coluna. Sem falar na manutenção do bom funcionamento fisiológico. É preciso incorporar a atividade como parte do dia a dia e tomar cuidado com os famosos atletas de finais de semana”.

A personal trainer destaca que o culto ao corpo é muito preocupante no atual mundo contemporâneo, já que, observa adolescentes cada vez mais jovens, agoniados com a estética.

“Claro que é legal manter um corpo mais esguio e cheio de músculos. No entanto, é preciso ter consciência que a saúde vem em primeiro lugar. Tanto na atividade física, como nos tratamentos estéticos, é necessário ter cautela”.

E completa: “o perturbador é que muitas adolescentes estão com a aparência de mulheres adultas e muitas adultas estão com medo de envelhecer. Cuidar do corpo é fundamental, mas o bom senso precisa vir em primeiro lugar”.

Parâmetro

Os novos padrões de aparência e beleza acabam gerando valores da cultura de consumo e projetam imagens de estilos de vida moderna. “O que sempre tento fazer as pessoas lembrarem, é que as famosas fotos de mulheres na capa de revista passaram por photoshop. Não digo que elas não são nada daquilo, mas alguns retoques são feitos”.

Segundo ela, retoques estes que na maioria das ocasiões são exigências das mulheres ‘comuns’ e uma vez atingidos, o objetivo fica muito difícil para a manutenção e, ainda que, as atrizes, as modelos e as famosas influenciadoras digitais, se preparam para determinada apresentação.

“Por exemplo, uma atriz aparece com um corpo lindo e escultural em uma novela. Pode ter certeza que ela fez uma preparação para que aquilo acontecesse e assim que a novela acaba, a artista volta para a rotina normal. Ou seja, é um período determinado. Não estou dizendo que é impossível ser magra o resto da vida, mas, mais uma vez digo que é preciso ter bom senso”.

Qualidade de Vida e Pilates

Fabiana Matos menciona que ter uma vida com qualidade é essencial para o ser humano. Porém, que importante ter consciência que para atingir a tão sonhada qualidade de vida é preciso mudar. “Avalie sua vida e faça as mudanças necessárias para viver melhor. Você não vai se arrepender”.

De acordo com ela, o Pilates pode ser praticado em qualquer idade e que existem aulas de mãe e bebê, assim como, aulas voltadas para o público infantil, idoso, gestante, atletas ou para quem deseja adotar a prática como a única atividade física.

“O Pilates praticado ou para quem quer complementar uma atividade que já executa é uma ótima prática para o tratamento de dores e desvios posturais bem como manutenção da forma física”.

Por que as pessoas procuram pelo Pilates?

“Normalmente porque preferem atividades que não sejam tão repetitivas e muitas vezes podem ser mais lúdicas. As aulas de Pilates são para números restritos de alunos e isso faz com que o professor consiga dar mais atenção para cada um. É comum a prática do Pilates no período de gestação, pois além de melhorar possíveis incômodos na gestante, a modalidade auxilia no trabalho de parto e na sua recuperação. As indicações médicas para tratamento de dores também são uma forma de fazer com que o aluno chegue às aulas”.

Principais modalidades do trabalhados por Fabiana Matos

Pilates clássico – grupos com quatro alunos;

Pilates Suspensus – grupos com três alunos;

Pilates em casa – individual ou em dupla;

Pilates em casa para 3ª Idade – individual ou em dupla;

Pilates para gestante – aula diversificada para cada mulher;

Treinamento Funcional – grupo com quatro alunos;

Treinamento aeróbico [HIIT] – grupo com quatro alunos;

Treinos de 30 minutos – grupo com quatro alunos;

Personal trainer – individual ou em dupla;

Personal trainer em casa;

Aceitamos gympass.

 

Studio Fabiana Matos

Avenida Washington Luizi, 160

Capela – Mogi Guaçu / SP

(19) 99211.4048

Instagran: @fabipilatesepersonal

E-mail: fabinmatos@yahoo.com.br

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

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