CidadeGeralMercado

Contabilidade e desenvolvimento econômico

Récio Prado comenta que a concepção do sucesso deve ser trilhada no caminho da ética

A dinâmica da gestão de um escritório de contabilidade consiste primordialmente em disponibilizar para os clientes, soluções que os auxiliem em seu dia-a-dia na empresa. Assim, é muito importante a certificação de que a equipe esteja engajada e focada para prestar um atendimento de excelência junto ao cliente.

O escritório de contabilidade também é uma empresa e, neste sentido, faz parte da rotina administrá-lo, visando o seu desenvolvimento.

“Temos a concepção de que os negócios e tecnologias se inovam e multiplicam em volumes e velocidades cada vez maiores, confirmando assim, nossa visão da importância de ser um fiel parceiro de nossos clientes, onde os serviços prestados devem buscar a autenticidade e confiabilidade para a perpetuação dos negócios e o aprimoramento das rotinas integradas nos sistemas contábeis, conforme estabelecido nas legislações em vigor”, fala Récio Ricardo Delfino Prado, 50.

Contabilista e sócio-diretor do Confia Assessoria e Consultoria Contábil há 36 anos conta que “a empresa foi fundada em 1970 por meu pai Luiz Carlos Dutra do Prado, Luiz Confia. Em 2020, comemoraremos 50 anos de serviços prestados para Mogi Guaçu e região.”

Melhorar o rendimento e desenvolver o escritório faz com que os clientes permaneçam satisfeitos e sejam parceiros por mais tempo. “Muito além de apenas ajudar no cumprimento das inúmeras obrigações acessórias e prestação de informações às esferas governamentais, temos a concepção de que nossa missão é atuar como peça integrante das empresas no auxílio aos empresários nas tomadas de decisões”.

Escrituração e controle de gastos
Com o fim do 1º trimestre de 2019, significa novos desafios e oportunidades para os empreendedores. Com as expectativas do Brasil voltar economicamente para os eixos, é um ótimo momento para discutir sobre o assunto.

Saber como investir o seu dinheiro em atividades certas é essencial para que as despesas permaneçam sob controle e ter a confiança que o lucro estará presente no fim do mês.

“A contabilidade é um sistema imprescindível e inigualável no que diz respeito à síntese e geração de informações, não tendo nenhuma outra ciência com capacidade de municiar seus usuários com tamanha riqueza de referência”.

Para ele, somente a contabilidade é capaz de oferecer para os empresários, os dados sobre comportamento de custos fixos e variáveis, planejamentos tributários, preços, demonstrações financeiras e pareceres contábeis. “Um verdadeiro poder informacional para as empresas de todos os portes e segmentos, apoiando nas tomadas de decisões dos empresários e gestores”.

Récio Prado comenta que o mercado empresarial está para o setor contábil assim como o inverso também é verdadeiro, pois “a contabilidade possui a eficácia de gerar uma infinidade de informações que são indispensáveis para que o empreendedor possa gerir seus negócios, visando um crescimento sustentável”.

O elo entre estas informações e o empresário passa obrigatoriamente pelo contador, que é o profissional capacitado a prestar estas informações de forma clara e objetiva, auxiliando na tomada de decisões.

“Esta tem sido uma exigência cada vez mais observada no mercado empresarial em relação ao setor contábil, que precisa estar preparado para atender esta demanda”.

“A contabilidade é imprescindível
no que diz respeito à geração de informações”

Rumo
Com a turbulência econômica, qual o melhor caminho em 2019 para o setor contábil, empresários e os pequenos e médios empreendedores?

“Há uma grande expectativa, uma esperança na melhora da economia, principalmente com o novo governo. Independente desta espera, cada um deve rever seus negócios e procurar se reinventar para tentar emergir desta estagnação, porque o brasileiro possui o dom da criatividade e nestas horas é que ela deve aparecer”.

De acordo com ele, o que ocorre diversas vezes é que muitos abraçam a crise como desculpa para inúmeras situações, quando deveriam direcionar sinergias para reavaliar seus negócios.

“É uma boa hora para rever custos e despesas, analisar resultados, descobrir nichos de mercado e aprender com a crise, para que sua empresa não apenas consiga atravessar a crise, como para que sirva de aprendizado preparando-se melhor para o futuro”.

Nesta seara, o setor contábil é imprescindível com toda sua expertise e conhecimento para auxiliar empresários, pequenos e médios empreendedores, a se aprofundar nos aspectos financeiros e contábeis das empresas.

“Contribuímos de forma efetiva nas tomadas de decisões e colaboramos na resolução dos problemas. A empresa que enxerga o contador como parceiro e não como mero prestador de serviço, já deu um passo enorme para alcançar o sucesso de seus negócios”.

Ascensão
Em tempos de crise, como vivenciamos nos últimos anos na economia brasileira, o setor contábil sempre se destacou pela amplitude dos assuntos de seu domínio, sendo a opção certa para as empresas fazerem os ajustes necessários para a retomada do crescimento.

“Isto quer dizer que além do conhecimento técnico das normas contábeis, assuntos como legislação tributária, previdenciária e trabalhista, gestão empresarial, economia, entre outros, fazem parte das especialidades do setor contábil”.

É importante frisar que a contabilidade tem passado por constantes evoluções no que diz respeito à prestação das informações das empresas ao fisco, principalmente a partir do advento do Sped [Sistema Público de Escrituração Digital], que é uma sistemática criada pelo governo para recepcionar digitalmente as informações prestadas pelas empresas.

“Podemos afirmar que a contabilidade entrou na era digital exigindo profissionais cada vez mais capacitados e especializados”.

Desta forma, o contador que antigamente era tratado como ‘guarda-livros’, aposentou definitivamente este termo.

A equipe de diretores do Escritório Confia é composta por Rosângela Bueno, José Olímpio, Luiz Confia, Récio Prado e Alexandre Ansani

“O profissional que antes era visto como mero escriturário, passou a agregar muito mais valor a classe contábil atuando diretamente em assuntos e decisões nas empresas que antes era realizado apenas pelo próprio empresário, ou seja, o contexto empresarial atual, com empresários cada vez mais bem preparados e com amplo conhecimento contribuem para que o setor contábil seja cada vez mais requisitado dentro da economia nacional”.

Lisura
Competir no acirrado mercado contábil, que aliás é um dos setores mais fortes da economia brasileira não é uma tarefa fácil. “A concorrência está presente em praticamente todas as áreas da economia e na nossa concepção, quando trilhada no caminho da ética, torna-se benéfica tanto para o setor contábil como principalmente para os clientes”.

Como exemplo, Récio Prado cita o NEC [Núcleo dos Escritórios de Contabilidade de Mogi Guaçu], grupo do qual o Escritório Confia faz parte, tratando-se de uma entidade que congrega quase 30 escritórios.

“Especificamente para o setor contábil, a concorrência propicia uma dinâmica na busca por melhores serviços prestados, caso contrário há uma tendência à estagnação e distanciamento do mercado. Como consequência, os clientes podem se beneficiar de um serviço de melhor qualidade e confiabilidade”.

Dentro de qualquer área da economia brasileira, existe oportunidade para todos, porém, a sobrevivência dentro da concorrência no setor contábil passa obrigatoriamente por constante atualização.

“Não apenas na legislação, como também na busca por novas ideias e tecnologias que possibilitem disponibilizar constantemente ao cliente, soluções cada vez mais práticas, contribuindo assim no sucesso de sua empresa”.

Dom
O brasileiro é munido de uma rica criatividade e, isso, somado ao desemprego observado nestes tempos de crise, obriga as pessoas a se reinventarem para sobreviver. “Desta conjunção nascem os empreendedores, gerando novas possibilidades de negócios e oportunidades muitas vezes em modernos segmentos criados justamente por demandas antes inexistentes em períodos de bonança”.

Esta situação é um privilégio do nosso país porque “frente ao cenário internacional que precisa ser muito bem explorado, contribuindo paralelamente para nosso desenvolvimento, o que consequentemente irá gerar uma demanda maior para nosso setor, ou seja, todos saem ganhando”.

Confia Assessoria e Consultoria Contábil
Rua Presidente Vargas, 134
Capela, Mogi Guaçu – São Paulo
(19) 3861.1203 / (19) 3851.9200
www.escritorioconfia.com.br

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close