Quinta-feira , 19 Outubro 2017
Últimas Publicações
Home / Cultura / Cronista da O Pólo lança livro de contos

Cronista da O Pólo lança livro de contos

Foto: Arquivo Pessoal

O escritor Rodrigo Alves de Carvalho, 42, que integra a equipe de colaboradores da O Pólo, lançou recentemente o seu primeiro trabalho individual. Trata-se do livro intitulado como Contos Colhidos.

“Contos Colhidos é uma compilação de crônicas minhas publicadas em jornais dos quais sou colaborador, e que inclui ainda, outros contos inéditos escritos especialmente para este livro. Basicamente, todos os textos seguem a linha do humor, mas com muito realismo fantástico e momentos nonsense”, diz o autor.

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga [MG], e, além de escritor, é jornalista, poeta e possui prêmios literários em diversos estados brasileiros com importantes participações de coletâneas de poesia, contos e crônicas.

Escreve para periódicos mineiros de Belo Horizonte, Jacutinga, Pouso Alegre e Ouro Fino e para paulistas de Itapira, Mogi Mirim, Espirito Santo do Pinhal e Campinas.

“No momento, trabalho na área de confecção. Também sou colunista do jornal União [Londrina – PR], Revista O Pólo [Mogi Guaçu – SP] e para sites literários”.

Segundo ele, a inspiração para escrever começou tarde, aos 20 anos, porque naquela época voltou a estudar para concluir o 2º grau e, durante as aulas de redação, percebeu que tinha facilidade em criar poemas e contos. “Este livro contém diversas rimas e histórias com textos que venho escrevendo nos últimos 22 anos”.

Descoberto o talento, o mineiro passou dedicar-se à Literatura, estudando por conta própria as escolas literárias e vários autores. “Aos poucos fui aprimorando minha escrita, porém, continuo aprendendo e estudando sempre. Minhas crônicas e contos são inspirados no dia a dia, na minha infância ou simplesmente em coisas que parecem absurdas, mas que com uma dose de humor, transformam-se em ótimas histórias”.

Entre os escritores que influenciaram sua carreira estão François Marie Arouet [Voltaire], Gabriel Garcia Marquez, Stanislaw Ponte Preta, Dias Gomes, Mário Prata e Érico Veríssimo. No entanto, Rodrigo diz que “até o humor televisivo de TV Pirata e Portas dos Fundos me inspiraram”.

Contos Colhidos

O livro tem 250 páginas e apresenta mais de 80 crônicas e contos escritos por Rodrigo Alves de Carvalho em diferentes fases de sua vida, inclusive, sendo alguns deles premiados em concursos literários do Brasil.

Confira na sequência, a entrevista do autor comentado sobre o seu primeiro livro. 

Esse é o primeiro livro que você escreveu?

Já tive poemas, contos e crônicas publicadas em coletâneas e antologias juntamente com outros autores como: ‘500 Outonos de Prosa e Verso’ – Editora AG; ‘Antologia Lyra de Bronze’ e ‘Dois Mil Antologia Poética’ Shan Editores; ‘Poesia de Bolso Circuito de Literatura – Volumes 1 e 2 e 3’ e ‘Prosa Gerais – Clesi Editora. Mas sim, Contos Colhidos é minha primeira publicação individual e espero ser a primeira de muitas já que tenho outros projetos para o futuro como romances e livros infanto-juvenis.

Qual a tiragem e o nome da editora?

A Editora Clube de Autores, pela qual estou publicando o livro trabalha com vendas online por demanda, ou seja, o comprador encomenda um livro e a editora confecciona-o. Dessa forma não existe tiragem por edições.

Como o livro contribuirá com a sociedade em geral?

Acredito que por se tratar de um livro de fácil leitura com histórias criativas e contadas com muito humor pode ser um atrativo principalmente para a juventude. Dessa forma, incentivando a leitura e o gosto pela escrita, já que o leitor poderá identificar-se e começar a escrever suas próprias crônicas e contos. No meu modo de ver, esse livro pode contribuir para incentivar jovens a iniciarem no mundo da Literatura, o que no mundo de hoje, é um diferencial muito positivo para a juventude.

Qual é o seu próximo projeto?

Tenho um romance quase concluído que pretendo lançar quem sabe no ano que vem. Mas dessa vez trata-se de um drama. A história de uma mulher e suas escolhas na vida.

Costumo dizer que Contos Colhidos têm muito de Luís Fernando Veríssimo e Mário Prata por suas temáticas humorísticas. No próximo livro terá muito de Virginia Woolf e Clarice Lispector pelo tom mais sombrio e introspectivo.

Considerações Finais.

Quero agradecer a equipe da O Pólo, principalmente, ao Flávio Ribeiro e Daumar Orrú pela oportunidade de estar não só divulgando minhas crônicas por meio do site da revista, como também pela divulgação deste meu primeiro livro.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Você encontrará neste livro um pouco de tudo: drama nonsense, comédia pastelão, realismo fantástico e histórias contadas de maneira simples e direta com influências improváveis desde v François Marie Arouet [Voltaire], Gabriel Garcia Marquez, Stanislaw Ponte Preta, Dias Gomes, Mário Prata e Érico Veríssimo e, até mesmo, o humor televisivo de TV Pirata e Portas dos Fundos. Tudo isso contribui para o criativo trabalho de Rodrigo Alves de  Carvalho.

O livro pode ser adquirido por meio do site da Editora Clube de Autores no Link:

www.clubedeautores.com.br

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Confira Também

fabi-site

O exercício ideal para cada fase da mulher: gestante

No último artigo escrevi sobre como conciliar o exercício físico com o dia-a-dia corrido da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *