EsporteVariedades

Dentro de um carro de corrida

Em 2009, Youssef Haddad conquistou o título de melhor estreante no Rally Dakar

O automobilismo tem como principal figura o piloto, que na maioria das categorias compete sozinho. No entanto, há outros competidores nos bastidores que o ajudam a buscar o seu objetivo e nem sempre estes vão para a pista, o que não é o caso do rali, onde o navegador desempenha uma função muito mais relevante do que um simples copiloto.

“Desde 2002, trabalho como engenheiro na área de competições. Mas como navegador de forma profissional comecei seis anos depois. Então, há dez anos que estou conciliando o trabalho técnico de engenharia com a parte desportiva de navegador”, conta Youssef Haddad, 38.

O navegador que é graduado em Engenharia Mecânica pela USP – São Carlos, conta ainda que já teve o prazer de correr com grandes pilotos, porém, destaca as duas parcerias mais marcantes.

“Uma delas foi com o Jean Azevedo nos anos de 2008 e 2009 e, na sequência, com o Guilherme Spinelli [Guiga], com o qual formamos dupla desde 2010, parceria essa que originou também na sociedade na Spinelli Racing”.

A Spinelli Racing é a empresa administradora do autódromo Velo Città e é especializada no desenvolvimento de projetos dentro do universo do automobilismo.

Para ele, o maior diferencial do Velo Città é sem dúvida pelo autódromo ser o mais moderno do Brasil e estar entre um dos mais belos do mundo.

“Todos os detalhes são supervalorizados para fazerem a diferença, desde a qualidade do asfalto e do exigente traçado, até as instalações e seus boxes e, tudo isso, para tornar o Velo Città um lugar único”.

“Todas as competições são momentos únicos e marcantes para todos que participam”

Youssef Haddad explica que o trabalho cotidiano é com a locação do autódromo para terceiros e com a realização de eventos próprios, na linha de corporativos.

“Recebemos na ordem de 80 eventos por ano, desde provas de automobilismo, passando por eventos das principais montadoras do Brasil com lançamentos de veículos e testes, além de gravações de comerciais, programas televisivos e cursos”.

Nos últimos tempos, a média de contratos fechados foram de 200 dias locados por ano. “No entanto, estamos trabalhando para que esse número chegue a 300”.

Em sua opinião, as competições mais importantes que aconteceram no Velo Città são “a Stock Car por ser um evento aberto ao público, com transmissão ao vivo e com todo glamour da categoria. Sem dúvida é um evento anual importante. Porém, encaramos todos com a mesma importância”.

Competições
Como navegador destaca como as principais provas de que participou dentro do Brasil, Rally dos Sertões e “as várias edições do Rally Dakar, o maior do mundo. Corri etapas do campeonato mundial e provas importantes em países como Itália, Portugal, Marrocos, Peru e Chile, além de Abu Dhabi [Emirados Árabes Unidos]”.

Entre os momentos marcantes da carreira cita a conclusão da prova do seu primeiro Dakar em 2009, sendo eleito o melhor estreante da edição e vencer pela primeira vez o Rally dos Sertões em 2010.

“Destaco ainda os dois títulos nacionais em 2008 e 2009, os três títulos do Rally dos Sertões [2010, 2011 e 2014], e o recente segundo lugar na última etapa do Mundial de Cross Country, em novembro passado”. 

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close