Mercado

Designer de Interiores

O que faz um designer de interiores?

Muito mais do que colocar um quadro na parede. Portanto, quando alguém perguntar o que faz um designer de interiores, saberemos que não é apenas uma pessoa que coloca a flor no vaso e o quadro na parede.

“É o profissional que busca a melhor interação entre as pessoas e seus espaços, entendendo o uso e criando as soluções para que esta relação seja a mais harmônica possível. São pessoas que valorizam cada detalhe, transformando os ambientes em algo singular e especial”, explica Fernando Barreiro Alves, 37.

Fernando Alves é proprietário da Artenova Interiores, empresa que nasceu em 1992, na cidade de Uberaba [MG]. “Tudo começou em São Paulo, quando meu sócio João Roberto dos Reis já desenvolvia sua profissão como designer de interiores e surtiu a ideia de usar seu trabalho de forma diferenciada e personalizada. Após uma década, despertou o olhar para nossa região que estava carente deste tipo de serviço. Então, em 2002, surgiu a Artenova Interiores em Mogi Guaçu”, conta.

 

Design criativo

Se o problema da publicidade é persuadir e o da moda é dar forma ao vestir, qual seria o problema do designer de interiores?

“Acredito o maior problema do designer de interiores é lidar com os sonhos, com o belo e a percepção das coisas. Enfim, somos encarregados de trazer à tona uma ideia, um conceito em realidade e, tudo isso deve ser muito bem feito, muito bem analisado junto ao seu cliente, pois estamos criando condições de vida e moradia do mesmo. A edificação e os ambientes em si, devem funcionar de acordo com a história de quem contratou seus serviços, senão, nada valeu a pena”.

 

Decorador ou designer. Qual a diferença?

Qual é o termo mais correto?  O próprio nome designer de interiores é algo recente. Antigamente as pessoas tratavam o profissional de interiores por decorador. Não que o termo decorador ou decoração esteja errado, mas no dia a dia, não representa por completo a profissão. A decoração é uma parte do trabalho, mas existe toda uma preparação para se chegar nessa etapa.

“O designer de interiores pode executar serviços de um decorador, mas nunca o inverso, pois o mesmo necessitaria graduar-se na profissão. O designer de interiores tem como função criar, elaborar, modificar, planejar um espaço, seja ele, residencial ou comercial, de forma que atenda ao briefing absorvido de seu cliente. Já o decorador tem como função optar nas escolhas do mobiliário, cores de tecido, cortinas, objetos de decoração, entre outros. Hoje, o designer de interiores é reconhecido como profissional da área e pode assinar seus projetos”.

 

“O maior problema do designer de interiores é lidar com os sonhos,
com o belo e a percepção das coisas”

 

Projeto

Por meio dele é que podemos tomar orçamentos, fazer escolhas em termos de proporção, cor e materiais. É como se fosse um mapa que mostra onde queremos chegar?

“O projeto é a apresentação de um conceito criado a partir da absorção de ideias que permite um resultado esperado. Por meio dele será definido o espaço, as funções, as texturas, os acabamentos e as cores. Enfim, tudo que complete uma obra”.

 

Briefing

A primeira etapa para começar um projeto é entender o que o cliente quer: o briefing, como é chamado no mercado. Esta parte é de suma importância, pois resultará nos primeiros estudos do projeto. Então, o que é o briefing do projeto?

“O briefing é um questionário elaborado pelo profissional a fim de absorver as informações necessárias para execução do projeto em si. A meu ver, é uma ferramenta imprescindível para o designer ou arquiteto. Sem ele, o profissional corre o risco de gerar uma grande insatisfação no cliente não atendendo as suas expectativas”.

 

Interiores

O que compõe o projeto de design de interiores?

“O projeto de interiores configura todo o conjunto de uma obra. Você pode alterar um layout já definido sem intervenções estruturais, ou seja, abrir vãos de um espaço sem prejudicar o estrutural. Porém, caso o venha, necessitará de um engenheiro ou arquiteto responsável. No mais, renovar a paginação elétrica e de revestimentos, o projeto de iluminação, mobiliário, reformas [não estruturais], definição de cores, texturas, projeto de móveis e criação”.

 

Gerenciamento

O que é o gerenciamento ou acompanhamento do projeto?

“A partir do momento que se define o projeto e o mesmo é aprovado, o cliente pode contratar o profissional para que gerencie a obra ou o projeto em si até sua finalização. O gerenciamento define a quantificação de materiais e escolha dos mesmos, escolha dos profissionais a executar os serviços, visitação na obra durante a execução e entrega dos serviços concluídos”.

 

Expansão

Quais os planos da sua empresa para 2018?

Esperamos que seja um ano melhor, com novos projetos, novos clientes e, acima de tudo, nos prepararmos para cada dia sermos melhores como profissionais, como pessoa, como ser humano. Acredito que o nosso país está precisando de pessoas melhores, mais capacitadas, mais humanas e com mais sentimentos e amor. Isto deve começar por mim, por você e ir se estendendo até atingir a todos. Esse é o meu olhar de esperança para 2018”.

 

Considerações finais

“Falar de designer de interiores é, acima de tudo, falar de sonhos, desejos e conquistas. É falar do belo que se abstrai de uma ideia e a tornar realidade. É buscar dentro de cada pessoa sua personalidade, o seu jeito de ser. Trazer à tona todos os traços de um desenho e representá-lo em uma sala de estar extremamente aconchegante”.

Foto: Lucas Góis
lucasgois.com.br

Artenova Interiores
Rua Chico de Paula, 528
Centro – Mogi Guaçu-SP
(19) 3818.2504
www.artenovainteriores.com.br

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close