Segunda-feira , 22 Janeiro 2018
Home / Cultura / Do fogo para a arte cerâmica

Do fogo para a arte cerâmica

Fotos: Lucas Góis

O cobre é hoje um metal em alta na Arquitetura e Decoração. De olho neste mercado, o empresário Renato Risi, 42,adaptou algumas técnicas para a melhor utilização deste produto e, a partir disto, surgiu a ideia de aplicá-lo em revestimentos.

“Possuo uma linha de revestimentos, joias, esculturas e quadros em cobre com aplicação de esmaltes a fogo a 800°C”, conta ele.Renato Risi é técnico em cerâmica, curso realizado pelo Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] – ‘Mario Amato’ [SP] e especialista no desenvolvimento de esmaltes cerâmicos.

O guaçuano é proprietário da empresa Risi Produtos Cerâmicos que atua na expansão e comercialização de vidrados ou esmaltes cerâmicos especiais. “O trabalho consiste na aplicação do esmalte em peças desenvolvidas por artistas ceramistas e indústrias cerâmicas que são produtores de objetos cerâmicos utilitários ou de adorno”.

A Risi Produtos Cerâmicos tem como foco não apenas a elaboração e comercialização dos esmaltes, mas também, no prosseguimento de produtos caracterizados por processo artístico e manual.

“A intenção inicial da criação da empresa foi a de poder suprir artistas ceramistas com materiais especiais e inovadores, atendendo as diversas necessidades do mercado da arte como as joias, revestimentos, quadros e esculturas em cobre esmaltados”.

Renato Risi explica que a esmaltação em metal é uma das artes do fogo, que é o resultado de transformações de matérias inorgânicas submetidas à ação do calor com a cerâmica e o vidro.

“Neste processo, a arte é o calor e o artesão mais poderoso, pois sob força, as matérias inorgânicas mudam de estado renascendo em vibrações surpreendentes de matéria, cor e forma, deixando ver, então, os valores criados pelo homem”.

Explica ainda que a esmaltação em metal é uma arte suntuosa, de solidez quase inalterável e, que, se sua origem aconteceu no Ocidente ou Oriente é muito discutida. De acordo com ele, este trabalho artesanal vem da remota antiguidade, documentando povos de diversas culturas nas conquistas de novos materiais e manifestações de diferentes formas de sentir.

“Surgiram peças que representaram as interpretações do homem contemporâneo na joalheria, na ourivesaria, nos retratos, na Arquitetura até chegar a grande indústria dos esmaltados”.

Empresa

No momento, a Risi Produtos Cerâmicos tem uma carteira acima de 1.000 clientes dos mais diversos produtos oferecidos e os principais são artistas que trabalham de forma artesanal e industrial do ramo cerâmico.

“Por termos ferramentas comerciais online que auxiliam na negociação dos materiais, temos clientes em praticamente todos os estados brasileiros”.

Com materiais exclusivos e de alta qualidade, a Risi Produtos Cerâmicos ganhou espaço no mercado internacional. “Temos parcerias com clientes de países como Peru, Argentina, Estados Unidos, Portugal e em breve na França e no Japão. Por conta disto, para o futuro a ideia é ampliar nossas metas e oferecer grandes novidades”.

Segundo ele, a sua empresa e trabalho contribuirão com a sociedade deixando um legado de “tecnologia e conceito, de forma expressiva no contexto social, criando tendências e novas opções para o mercado”.

A Risi Produtos Cerâmicos tem parceria com a Coletivo da Arte, empresa que tem como proprietária, Daniela Risi, irmã do empresário.

“Com esta parceria, criamos um novo elo entre a Risi e o mercado. Toda a parte de comercialização e projetos está diretamente ligada com a Coletivo da Arte, que nos representa e negocia”.

 Linha

O empresário diz que optou por uma área tão diferenciada porque a ideia de criar uma linha de produtos em cobre esmaltados surgiu por conta de referências internacionais e tendências de mercado.

“Os investimentos neste novo segmento, deu-se por conta de determos a tecnologia de fabricação dos esmaltes que são aplicados neste metal e, também, o conhecimento de todo o processo”.

A seleção dos trabalhos realiza-se de acordo com a necessidade dos parceiros comerciais e que represente a sua marca no mercado, tanto nos desenvolvimentos de joias, quanto nos quadros e, agora, nos revestimentos.

“Confeccionamos nossos produtos de forma artesanal e manualmente, seguindo nossas ideias e inspirações artísticas”.

No decorrer do tempo, a aceitação do trabalho tem sido positiva. “Sentimos grande procura pelos nossos produtos pelo fato de serem feitos artesanalmente e diferenciar-se muito dos já existentes no mercado. Com nossos parceiros temos agora grandes perspectivas de novos negócios e projetos”.

Concluindo, o empresário presta uma homenagem para o grande mentor de sua carreira empresarial, seu pai Flavio Risi.

“O grande mérito no desenvolvimento e elaboração do conteúdo deve-se a meu pai, uma pessoa que aconselhou e ensinou-me por toda a minha vida. Meu pai é um grande profissional com alma artista e que a mais de 50 anos trabalhou e muito para que hoje possamos ter tudo isso em nossas mãos”.

 

 

Fotos: Lucas Góis – www.lucasgoisfoto.com.br

 

Risi Produtos Cerâmicos
(19) 98158-9999

Site: www.lojarisi.com
E-mail: renato@risi.com.br

 

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *