Colunistas

Do que se trata de fato a Economia?

Economia trata-se de escassez – ausência e desprovimento – de recursos.

As necessidades dos indivíduos ou da sociedade são ilimitadas, assim como, os recursos e os bens utilizados para satisfazer as mesmas e, por esta razão, é preciso correr muito atrás de um recurso cada vez mais difícil de alcançar e que possa garantir o sustento das famílias.

A escassez mostra um mercado detentor de poder e alto custo para a sociedade. Me refiro ao quanto precisamos consumir e o quanto temos a pagar e isso quer dizer que é oferecido menos do que os indivíduos necessitam ou desejam ter, diminuindo gradativamente suas possibilidades.

Escassez de recursos, refere-se à escolhascustos e benefícios, ou seja, a oportunidades. Portanto, esses são conceitos que formam a base sobre a qual a ciência econômica é construída.

A Economia nada mais é do que a soma de suas transações, e que dentro dela, envolve a sociedade, o mercado e o governo.

Cada transação é formada por um comprador trocando dinheiro ou crédito por bens, serviços ou ativos financeiros. No entanto, compramos, vendemos, investimos e nos tornamos tomadores de créditos.

O governo é o maior comprador e vendedor, pois ele coleta as taxas e gasta o dinheiro, enquanto o Banco Central controla a quantia [moeda] e o crédito que movimenta a Economia.

Contudo, fica a sugestão de dar uma atenção maior à movimentação financeira dos indivíduos, quanto a contribuições, rendimentos e gastos equiparados aos seus ganhos. E assim, talvez, encontraremos um ponto de equilíbrio financeiro e econômico, gastando menos do que se ganha.

 

 

Tags
Mostrar mais

Jaciara Briani

Jaciara Briani, 42, é graduada em Economia pela Puccamp [Pontifícia Universidade Católica de Campinas], com aperfeiçoamento em Engenharia Econômica pela USP [Universidade de São Paulo]. Atualmente, graduando-se em Gestão em Finanças pelo Damásio Wyden [Campinas].

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close