Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Elas estão chegando

Elas estão chegando

Faltam menos de 20 dias para o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.  Para entrar no clima de festa e jogos, escolho as Olimpíadas como tema dessa coluna.

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C. no contexto da antiga Hélade, isto é, um conjunto das cidades-estados da Grécia Clássica. Os jogos ocorriam na cidade de Olímpia, por isso, o nome Olimpíadas.

Dentro da mitologia acredita-se que as provas em Olímpia foram criadas pelo herói Hércules, filho de Zeus. Hércules teria sido obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. Uma dessas tarefas consistia em limpar os currais do rei Áugias, que não era limpo há 30 anos. Após conseguir realizar o feito, Hércules resolveu inaugurar um festival esportivo em Olímpia em homenagem ao seu pai.

O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corebeu em 776 a.C. – a prova era de corrida. Entre os esportes disputados nas antigas Olimpíadas estavam:

  • Corridas, chamadas de drómos e suas modalidades e uma delas consistia em correr 190 metros vestido com armaduras e armas.
  • Bigas que eram corridas disputadas em carros de combates tracionados por dois cavalos.
  • Quadrias, carros de combates tracionados por quatro cavalos.
  • Pentáthlon [semelhante ao pentatlo atual] que reunia cinco esportes: saltos, lançamento de discos, lançamento de dardo, corrida e luta.

E, havia também várias modalidades de luta: palé [sem socos e pontapés], pýgme [comparado ao boxe contemporâneo, sendo mais agressivo] e pancrácio [uma espécie de vale tudo].

Após o fim da era Hélade, as Olimpíadas caíram no esquecimento.

Foi na década de 1890, que um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertin, restaurou as práticas das modalidades esportivas em festival como as antigas Olimpíadas.

Ele acreditava que a prática esportiva deveria ser estimulada na sociedade, principalmente entre os mais jovens. Além disso, achava interessante que houvesse uma organização internacional de Jogos que promovesse a paz entre as nações.

Desde 1896 até os próximos Jogos no Brasil, serão 31ª Olimpíadas e mais uma edição especial de 1906 em Atenas. Em 1916 os Jogos foram interrompidos devido à 1ª Guerra Mundial. Em 1940 e 1944 foram interrompidos em consequência da 2ª Guerra Mundial.

Essa é a primeira vez que os Jogos acontecerão no Brasil, especificamente na cidade Rio de Janeiro. Mais do que torcer por nossos atletas, devemos torcer para que tudo corra bem. Para que sejamos hospitaleiros, para que nada atrapalhe o andamento dos Jogos. Mais do que uma medalha de ouro, precisamos ganhar a satisfação de ter realizado uma grande festa.

Inicio hoje uma série sobre esse tema. Se você tem alguma curiosidade ou interesse em saber um pouco mais sobre algum esporte, escreva para mim.

Um beijo e até semana que vem.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

atividades_fisicas_mediz

Como sobreviver sem exagerar

O outono começou e chegou cheio de feriados. E além de serem bons momentos para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *