Quinta-feira , 21 Setembro 2017
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Eles já não são mais crianças

Desde a puberdade até o início da fase adulta, o corpo dos meninos e das meninas muda muito. A adolescência [adolescereem latim] significa transição, crescimento. E é esse o tema da minha coluna de hoje.

As mudanças mais importantes nas meninas começam a aparecer por volta dos 11 anos. Já nos meninos isso ocorre um pouco mais tarde, a partir dos 12 ou 13 anos. A puberdade chega e com ela várias mudanças corporais significativas, embora nem todas as alterações aconteçam ao mesmo tempo.

Nessa fase, mãos, pés e nariz crescem. Mas se estabilizam e alongam e crescem as pernas. E, em seguida o tronco, o que provoca o aumento da altura. Essas mudanças acontecem muito rápidas, o que pode fazer com que meninos e meninas demorem um pouco para habituar-se a nova aparência.

A partir dos 13 anos as alterações aumentam: timbre de voz, aparecimento de acne, músculos nos meninos e um corpo mais arredondado para as meninas. Nesta fase, nota-se também, o aumento da sensação de vergonha e uma grande importância com a imagem corporal.

É por isso que praticar uma atividade física na adolescência é muito importante. Além de trazer benefícios à saúde física ela é indispensável para os fatores psicossociais dos pequenos.

A atividade física aumenta a autoestima e faz com que o adolescente possa passar a conhecer o próprio corpo. Sem contar que ela é essencial para estimular hábitos saudáveis e os pais têm um papel essencial nisso. Estima-se que a obesidade atinge 20% dos adolescentes brasileiros, e esse número aumenta gradativamente. Por isso que quanto mais os pais incentivarem os filhos a se exercitarem e a terem hábitos saudáveis, melhor para eles.

Mas não é só isso. A prática de exercícios promove o relacionamento social e a independência quando praticado em grupo. Melhora a postura e a disciplina, além de auxiliar na composição corporal reduzindo o percentual de gordura. Ter o hábito de se exercitar também leva ao aumento da força, agilidade, flexibilidade, resistência muscular e melhora as condições cardiorrespiratórias. Sem contar que um adolescente ativo tem menos chances de se tornar um adulto sedentário.

É válido ressaltar que é muito importante deixar com que o adolescente escolha qual atividade praticar. Escolher uma modalidade que se identifique, é essencial para favorecer a regularidade nos treinos, a dedicação e a satisfação com a prática escolhida.

São inúmeras as atividades indicadas para essa fase, sendo elas: natação, dança, musculação, esportes [tênis, vôlei, basquete e etc], artes marciais, aulas de alongamento, entre outras.

Mas além de descobrir o que o adolescente gosta de fazer, é primordial encontrar um professor de confiança, capaz de atender as suas necessidades. Depois disso é só incentivá-lo e colher os benefícios que os exercícios promovem.

Um beijo e até semana que vem!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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