GeralMercado

Escola Sapequinha & SEI

As sócias-proprietárias da escola Sapequinha, Paola Brasi Chiarelli e Kátia Brasi

O que dizer da educação escolar hoje?

Que mudou; que a aprendizagem converteu-se; que as crianças modificaram-se. Se tudo isto já aconteceu, com as instituições de ensino não poderia ser diferente e a Escola Sapequinha & SEI acompanhou esta transformação.

“Nossa escola promove a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de experiências lúdicas, interativas e significativas”, explica a sócia-proprietária e coordenadora pedagógica, Paola Brasi Chiarelli, 37, que é graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Fimi [Faculdades Maria Imaculada].

Explica ainda que em sua escola, as crianças aprendem de forma prazerosa e criativa, sendo reconhecidas por suas habilidades e que são felizes pelo acolhimento que recebem da equipe docente.

“Proporcionamos o desenvolvimento da identidade, da autonomia e de diferentes competências de cada criança, por meio da organização de um ambiente educativo que privilegia as interações, as brincadeiras e as experiências que promovem as aprendizagens”.

Didática
Paola Chiarelli dirige a instituição juntamente com sua mãe, Katia de Oliveira Brasi, que também é graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar. Ela conta que a Escola Sapequinha [Educação Infantil] está no mercado desde 1977 e o SEI [Sistema de Educação Inteligente – Ensino Fundamental I e II], há 10 anos.

“Sou apaixonada por educação e minha mãe é a grande incentivadora por eu atuar na área educacional”.

Para ela, o diferencial da escola está nas formas de flexibilidades que são oferecidas para os pais e nos projetos desenvolvidos para a formação social das crianças.

“Temos aulas nos períodos da manhã, a tarde e integral, com horários que combinam com a rotina de trabalho dos pais e, temos, o ‘Dia do Verde, que é um projeto de educação ambiental construindo futuros cidadãos com consciência sobre o meio ambiente”.

E, ainda: “com a formação de crianças bilíngues com imersão no inglês, proporcionando vivências e projetos lúdicos de interação com a língua estrangeira”.

O público alvo que a empresa atende inclui:
Berçário – crianças de quatro meses a dois anos;
Educação Infantil – crianças de três a cinco anos;
Ensino Fundamental I – alunos de seis a 10 anos;
Ensino Fundamental II – iniciado em 2018, com a 1ª Turma de 6° Ano.

“Em 2019, teremos então, a nossa 1ª Turma de 7° Ano”

Educação Escolar e Brasil
A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação e é por meio dela que se formam cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

“É uma pena que o Brasil não acompanhe o ritmo dessas mudanças, ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira. Vale lembrar que só em meados do século XX, o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980”. Para a empresária, com estas informações é possível entendermos os dados nacionais de o Brasil ocupar hoje o 53º lugar em educação entre 65 países avaliados pelo Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos].

“Segundo o Ibge [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], mesmo com um programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre seis e 12 anos, cerca de 731 mil delas ainda estão fora da escola. Entretanto, podemos notar que a evolução da educação no Brasil é tardia e reflete na maioria da população”.

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close