Cultura

Escotismo na Escola

Da Redação

Neste sábado, 19 de maio de 2018, das 9h às 12h, três grupos de escoteiros de Mogi Guaçu, sendo eles, G.E. Excalibur 296°, G.E. Locomotiva 249° e G.E. Rio das Cobras 181° em parceria com o Colégio Objetivo de Mogi Guaçu estarão realizando a 2ª edição do ‘Educação Escoteira’.

A realização deste evento faz parte do projeto dos Escoteiros do Brasil que tem como objetivo oferecer para os estudantes a oportunidade de interagir com crianças e adolescentes do Movimento Escoteiro local em atividades educativas.

A ideia é levar os três grupos de escoteiros para dentro das escolas, pois os Escoteiros do Brasil realizam anualmente o ‘Educação Escoteira’, sendo este, um projeto desenvolvido para acontecer dentro das instituições de ensino, de forma a promover para os estudantes uma chance de vivência de atividades educativas junto aos membros do Movimento Escoteiro.
O evento tem grande impacto social, beneficiando tanto os associados e especialmente os estudantes em todo o país. A ideia é contar com a experiência sólida dos escoteiros, apresentando atividades que  relacionem-se com o tema do ano de 2018 – ‘Educação para a vida’ – e conteúdo da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], de forma divertida e atraente.
A presença dos escoteiros nas escolas atende aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que propõe tornar interessantes os conteúdos escolares que deve ser planejado e desenvolvido de modo que o público alvo – crianças e adolescentes – possam sentir prazer nas atividades.

O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens.
Para os escoteiros guaçuanos, promover o ‘Educação Escoteira’ faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas.

Fotos: Acervo Histórico.

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close