GeralMercadoTecnologia

Espírito empreendedor

Odair Tamassia Junior foi gerente no ramo coorporativo e hoje tem sua empresa

A cada ano aumenta o número de jovens empreendedores no Brasil e no mundo. Alguns motivados pelo sonho de empreender e outros porque identificaram oportunidades no mercado. Mas, há também um percentual que só deseja ser independente. Por esse motivo, é preciso assumir riscos calculados e realizar bastante planejamento para não declarar falência em curto ou médio prazo.

“Poucos são os empreendedores natos. A maioria dos jovens empreendedores já percebeu que investir em autodesenvolvimento faz parte da trilha rumo ao sucesso. É possível aprender a administrar seu negócio e até mesmo a se tornar líder”, fala o empresário Odair Tamassia Junior, 36, formado na Escola Nacional de Seguros.

Ele é o criador e CEO [Chief Executive Officer] da Seguros Online BR, uma das poucas corretoras no Brasil especializadas em Riscos Cibernéticos.

“Atuamos desde a prevenção até a transferência de risco para uma seguradora. O aprendizado antes e quando iniciamos uma operação é constante todos os dias porque aprendemos sempre algo novo. Se erramos, concertamos e continuamos, nunca podemos parar de buscar conhecimento”.

Seguros Online BR
Odair Tamassia Junior conta que na última corretora que trabalhou, notou uma necessidade de mudança. “Muitas empresas que visitei me questionavam sobre realizar reuniões por meio de vídeo conferência. Apesar de trabalhar em uma multinacional a empresa não tinha essa mentalidade tecnológica e foi quando pensei porque não fazer um atendimento personalizado de forma a otimizar o tempo dos executivos e ainda ter uma consultoria especializada”

A ideia de montar a Seguros Online BR ocorreu em 2017. No entanto, a empresa somente vingou este ano. “Ela não surgiu da noite para o dia. Foram dois anos de amadurecimento de estudos e pesquisas. Também não tinha recursos financeiros e tive que buscar conhecimento até mesmo fora da área de seguros e, assim, as coisas começaram a evoluir”.

Logo que começou a desenhar o plano empresarial ocorreu o wannacry em maio de 2017, ataque massivo que atingiu empresas no mundo todo, inclusive, diversas no Brasil com o vírus ramsonware, algo que desencadeou a preocupação das empresas para se proteger de ataques cibernéticos.

“Com isso, percebi uma oportunidade de negócio e me incentivou ainda mais a me especializar em seguro cibernético, sendo ela, uma proteção esquecida por falta de leis de proteção de dados e de conhecimento das empresas desse tipo de seguro”.

No exterior, o seguro cibernético existe a mais de 20 anos, e no Brasil, somente a quatro anos. “O Brasil é um dos cinco países do mundo que mais sofre ataque cibernético, sendo as pequenas e médias empresas os principais alvos por falta de proteções adequadas”.

Na gestão de riscos cibernéticos, a Seguros Online BR atua com as melhores empresas de segurança da informação, oferecendo atendimento desde as pequenas até as grandes empresas.

“Ressalto, porém, que nem todo o investimento em proteção cibernética do mundo a empresa está 100% segura é neste ponto que o seguro cibernético faz o seu papel, trazendo a proteção e segurança financeira caso a empresa seja invadida e não tenha sua operação paralisada e os seus dados perdidos ou vazados”.

A LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados] está chegando ao Brasil e entrará em vigor a partir de agosto de 2020. Ele explica que isso traz uma outra preocupação.

“Quem não se adequar à nova lei terá multas de 2% do faturamento limitado a R$ 50 milhões por ocorrência, ter que notificar os clientes, terá pedido de ressarcimento de terceiros pelos danos causados pelo vazamento de dados e ainda o pior que será manchar a reputação da sua empresa. Se adequar será preciso e também temos soluções para a adequação a nova lei”.

Como diferencial, Junior Tamassia destaca o atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente. “Utilizamos diversos recursos tecnológicos, reuniões e atendimento por vídeo conferência em diversas plataformas, WhatsApp, Telegram, e-mail, telefone e, claro que, não descartamos a reunião presencial. Tudo vai depender da operação de cada atividade”.

“Lamentar não leva a nenhum lugar.
Temos que buscar e lutar pelo nosso espaço”

Futuro
Para 2020, o plano é implantar uma gestão sobre apólices e sinistros para que os gestores tenham uma administração mais apurada, devido as empresas terem colaboradores que mudam de trabalho a todo momento e, em decorrência disso, os históricos e documentos da empresa acabam se perdendo.

“Os executivos muitas vezes possuem diversas funções e, por isso, definem que colaboradores cuidem de tarefas de compras ou de outras áreas, o que é preocupante, pois determinadas pessoas que estão nesse processo saem da empresa e as informações se perdem, dificultando nas renovações das apólices. Algumas seguradoras perdem históricos de cinco anos”.

O empresário adianta que o tipo de apólice que pretende implementar é a cotação online, onde o cliente terá a autonomia de realizar sua própria escolha em diversas seguradoras. “Já temos ‘coisas’ no forno e que iremos lançar ainda este ano”.

Mais uma novidade que está nos planos é expandir o atendimento para os riscos pessoais como o seguro de automóvel, residencial, de vida e odontológico.

“Infelizmente, ainda não temos braço para isso. Então, neste momento está tudo em standby e estamos atendendo pontualmente casos específicos”.

Parcerias e produtos
O portfólio da Seguros Online BR é bem amplo e dividido em cinco pilares sendo eles: Riscos patrimoniais [os bens tangíveis como Empresarial, Transportes – Embarcador e Transportador –, Frota, Risco de Engenharia e Equipamentos;

Riscos financeiros [Seguro Cibernético – https://segurosonlinebr.com/seguro-cibernetico/ -, Garantia, Crédito – Doméstico e Exportação –, Responsabilidade Civil, D&O – Diretores e Administradores –, e Ambiental;

Gestão em Benefícios [Plano de Saúde, Odontológico, Seguro de Vida, Seguro de Viagem];

Gestão em Riscos [Avaliação Patrimonial, Riscos, Riscos Cibernéticos, Riscos de Responsabilidade Civil e Ambientais, Gestão de Riscos Logísticos – Suply Chain –, Gestão de Crises e Plano de Continuidade de Negócios];

Seguros Profissionais [para as atividades que necessitam de proteção no dia a dia contra falha profissional, como médicos, dentistas, veterinários, advogados, contadores, engenheiros, arquitetos, tecnologia da informação, marketing, entre muitas outras.

“Conseguimos atuar em todo programa de seguros e benefícios das empresas. Nosso trabalho consiste em entender a necessidade do cliente, identificar os riscos, analisar, e desenhar as coberturas adequadas e limites e transferimos o risco para uma seguradora”. Um outro ponto é que “se o cliente quiser saber dos seus riscos e se suas apólices existentes estão adequadas, nós realizamos essa consultoria sem custo”.

Realizar
Empreendedorismo é a atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

“É exatamente isso que faz a Seguros Online BR. Traz algo diferente para o mercado, atendendo todo o programa de seguros das empresas com um atendimento consultivo e especializado, levando todo conforto e tranquilidade para os executivos”.

E tornar-se líder é uma consequência natural. “Passar esse conhecimento e estar junto da equipe é fazer a empresa prosperar, onde todos crescemos, porque a equipe é a alma do negócio. Funcionário satisfeito é empresa bem-sucedida”.

Espírito empreendedor é o primeiro passo para ter sucesso no mundo dos negócios e contar com uma boa dose de estratégia, liderança e flexibilidade é fundamental e “ter persistência, planejar bem antes, conhecer o público que se quer atingir e fazer diferente dos outros. Ter o mesmo serviço e atuar do mesmo jeito que os concorrentes faz com que tudo se torne mais difícil”.

Para ele, outro ponto importante do sucesso é começar por algo que se sabe fazer, ter e buscar conhecimento, porque muitas pessoas se aventuram no desconhecido e fecham as portas no primeiro ano.

“Temos que conhecer bem do assunto e pensar em algo inovador. A tecnologia está aí e é o futuro. É importante sair da mesmice, pensar fora da caixa, identificar necessidades das pessoas e transformar tudo em uma ideia”.

Seguros Online BR
(19) 99949.2096
Contato: odair.junior@segurosonlinebr.com 

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close