Saúde

Esporte, com Nutrição e Tecnologia aliadas

A atualização do profissional e o investimento de equipamentos que auxiliam no atendimento são muito importantes para ter-se mais precisão nos resultados, podendo assim, atingir o objetivo do paciente e sua satisfação com o tratamento nutricional.

“No meu atendimento clínico realizo avaliações antropométricas para praticantes de atividades físicas e exames de bioimpedância simples e completo, no qual, indicam a classificação da composição corporal absoluta, fornecendo os resultados de Bioresistência, Reactância, percentual de gordura, massa gorda, massa magra, água corporal e metabolismo energético basal”, explica a nutricionista Solange Iside Ferreira Chiorato.

A nutricionista fornece recomendações personalizadas para perda ou ganho de peso de cada pessoa. “Não deixo de usar o adipometro, apresentando a composição corporal do paciente e faço as comparações com a bioimpedância para obter um resultado mais confiável”.

Realiza ainda em seu consultório, o exame de hidratação corporal por meio de coletagem de urina, para verificar a necessidade da adequação para os esportistas. “Com estes novos equipamentos, é possível obter melhores resultados e reduzir o tempo de consultas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os resultados ficam sempre atualizados porque Solange Chiorato utiliza um aplicativo que mantém os documentos em formato digital facilitando o acesso às informações, além de garantir a segurança deles.

“Disponibilizo um aplicativo pelo celular para que eu possa ficar mais próxima de cada paciente, permitindo versatilidade e inovação nos cardápios. Com ele, reduziu a incidência de desistências nos tratamentos, pois o aplicativo lembra os horários de hidratação que devem ser consumidas durante o dia”.

Similarmente, as mídias sociais são usadas pela profissional para atrair todos os tipos de clientes, como por exemplo, os jovens e adolescentes.

“Este investimento traz um retorno favorável. Preconizo a ajuda destas ferramentas e tenho uma equipe que trabalha em cima de materiais produzidos por mim que são enviados como dicas de Nutrição, entre outras, para que as pessoas possam ter uma imagem mais atraente. Mostro o meu trabalho e publicando nas redes sociais como Facebook e Instagram, alcanço o público mais novo que utiliza muito esta tecnologia”.

Consultório
A tecnologia colabora com Solange Chiorato na parte organizacional desde a recepção até o atendimento final. “Estou focada nesta mudança cada dia mais, sempre pensando no conforto e bem-estar dos pacientes do começo ao fim do tratamento. Inovei do acolhimento inicial até os equipamentos que trazem praticidade, fornecendo uma análise mais rápida dos resultados”.

Tecnologia diária
Papéis e fichas dos pacientes: “atualmente tenho dois softwares que uso no atendimento, um sendo para avaliação e outro para cálculos. Também uso papéis com as informações básicas de cada um. As receitas prescritas são impressas para ajudar a leitura na hora da compra dos fitoterápicos ou manipulação”.

Avaliação: “uma qualificação nutricional completa deve envolver a dietética, análise bioquímica e hematológica do sangue e urina, antropométrica para estimar a composição corporal e exame clínico e do bem-estar do esportista. Isto tudo é fundamental, pois não somente os aspectos nutricionais relacionados aos esportistas irão originar um bom desempenho esportivo, mas também, de outros componentes como somatotipo, a composição corporal e a relação entre massa gorda e massa magra. Logo, a avaliação deve abranger indicadores nutricionais e físicos para determinar as necessidades alimentares e compará-las com a ingestão”.

Prescrição dietética: “o cardápio é individualizado e é disponibilizado por software para o acompanhamento diário pelo paciente”.

Prescrição nutricional: “de acordo com objetivo e necessidade ou patologia do paciente prescrevo a linha de fitoterápicos nos quais auxiliam muito nos resultados”.

Nutrição e esporte
São áreas que se complementam e é difícil pensar em uma sem abordar a outra. Muitas vezes, uma alimentação equilibrada não é suficiente para deixar o indivíduo saudável sem um exercício físico adequado. E para um atleta, é de extrema importância priorizar uma alimentação que trará além de rendimento, uma boa saúde.

“A nutrição esportiva é um ramo de estudo que compreende a aplicação de princípios alimentares para aperfeiçoar o desempenho esportivo. Independente se o objetivo de treinamento do esportista for recreativo ou de elite, o desempenho será influenciado pelo que se ingere. A Nutrição pode ajudar a prevenir lesões, intensificar a recuperação do exercício, auxiliar na manutenção do peso corporal, evitar fadiga muscular e melhorar a saúde de modo geral”.

Por meio de orientações seguras e saudáveis de um nutricionista esportivo qualificado, esportistas ou praticantes de atividades físicas podem maximizar seu potencial atlético.

“Tenho um projeto que chama ‘Emagrecer com Saúde’, desenvolvido com parcerias de profissionais como personal trainner, que para os meus pacientes é indispensável para ter-se um bom resultado”.

Segundo a nutricionista, a melhor forma de abordar a alimentação no esporte é com a periodização, que é uma organização alimentar diária do esportista de acordo com o tipo de treino, horas realizadas e tempo de descanso, baseada no gasto energético total.

“Calculo os macro nutrientes e as vitaminas e minerais nas quantidades adequadas conforme a modalidade, pois este gasto é diferente nos dias em que o esportista não treina. Então, tudo deve ser levado em consideração para o cálculo obter o adequado resultado e o cardápio deve ser personalizado segundo o treino”.

“Uma suplementação na quantidade correta não prejudica a saúde”

Desempenho
A Nutrição está presente nas mídias e quase todas as pessoas acreditam que dominam os conteúdos da área. “Nós, profissionais nutricionistas somos capacitados a formular cardápios individualizados e, em alguns casos, deparamos com mudanças de conceitos e temos que aprender a lidar com o fato”.

Solange Chiorato conta que recebe diariamente em seu consultório pessoas com ideias pré-formadas sobre o que é interessante ou não introduzir na alimentação ou na parte de suplementos.

“Estas pessoas não sabem que por traz de tudo isso é realizado cálculos específicos para não prejudicar a saúde como o excesso de proteína que pode ocasionar um problema renal. O acompanhamento é fundamental para o rendimento esportivo, o ganho de massa muscular magra e a diminuição de gordura corporal”.

Ela destaca que “a falta de conhecimento faz com que os esportistas consumam proteína demais e outras suplementações e pouco carboidrato, sendo uma dieta pobre e desequilibrada tanto para a saúde quanto para atingir o objetivo desejado. A suplementação deve ser prescrita baseada na necessidade do esportista”.

Uma alimentação incorreta prejudica o atleta, que passa a ter dificuldades para alcançar suas metas, com queda de rendimento e pouca recuperação após a sessão de treino.

“Atletas ou praticantes de atividades físicas possuem certas ‘carências’ nutricionais fundamentadas em suas idades, estilo de vida, estado de saúde, nível de atividade física e modalidade esportiva praticada”.

Portanto, o planejamento nutricional de muitos praticantes é inadequado devido às restrições alimentares, conhecimentos não científicos sobre Nutrição, dietas da moda ou por obsessão com o peso corporal.

“Tudo isto prejudica o rendimento, pois a Nutrição é fonte de elementos essenciais e de blocos construtores para preservar a massa corporal magra, produzir novos tecidos, aperfeiçoar a estrutura esquelética, maximizar o transporte e utilização de oxigênio, manter o equilíbrio hidroeletrolítico e para regular todos os processos metabólicos”.

E completa: “a Nutrição adequada é primordial para um desempenho físico associado à melhora do rendimento, diminuição da fadiga e, ainda, evita a perda de massa magra”.

Futuro
Solange Chiorato diz que a área esportiva necessita de uma educação nutricional mais efetiva. “O profissional nutricionista deve atuar neste campo não só com prescrição de dietas que irão melhorar o condicionamento e desempenho físico, mas ‘alertar’ acerca de uso indiscriminado de suplementos alimentares e demais produtos comercializados por pessoas não qualificadas que possam vir a ser um perigo para a saúde do esportista”.

Consultório Solange Chiorato
Rua Santo Antonio, 225
Bairro do Lote – Mogi Guaçu-SP
(19) 3362.6054

Fotos: Lucas Góis

 

Tags
Show More

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Check Also

Close
Close