EsporteGeral

Esporte: complemento da educação social

Vanessa Martins acredita que as pessoas devem investir no esporte como plano de saúde

Dentro do esporte, um dos fatores mais importantes é a capacidade de integração que área  proporciona para os seus praticantes, principalmente, nas modalidades coletivas onde as pessoas se veem na situação de trabalhar em equipe para atingir o mesmo objetivo, formando assim, níveis de liderança e laços de confiança.

“O esporte é o maior aliado para uma sociedade que busca prosperidade, pois ele desenvolve a saúde, os vínculos sociais e o respeito ao próximo”, diz Vanessa Camila Martins, 28.

Graduada em Educação Física pela Puccamp [Pontifícia Universidade Católica de Campinas] e com cursos de Especialização em Hipertrofia Muscular e Emagrecimento [ENAF] e de Introdução ao Método Funcional [Puccamp], ela trabalha há quatro anos no Cerâmica Clube, ministrando aulas de natação, hidroginástica e musculação. “Fora do horário de trabalho no clube, atuo como personal trainer”.

Um diferencial do Cerâmica Clube, é a sua grande estrutura física que conta com uma academia equipada com aparelhos de última geração, ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, piscina coberta aquecida, entre outros, podendo assim, disponibilizar uma grade de atividades diversificada sem custos adicionais para os associados, além de possuir uma das melhores equipes de professores da região.

“O Cerâmica Clube proporciona aos sócios um ambiente saudável para a prática esportiva, tendo como foco aumentar sua qualidade de vida, desenvolvendo atividades de caráter social, recreativo, cultural, cívico e educacional”.

“Nunca é tarde demais para cultivar a sua própria saúde”

Contribuição
O esporte é um complemento da educação escolar, porque sem dúvida, além de fazer bem para a saúde, desenvolve habilidades ‘socioemocionais’, que são muito importantes para o desempenho escolar de uma criança.

“As crianças aprendem a trabalhar em equipe, ter disciplina, responsabilidade e criatividade, lidando melhor com as decepções, pois desenvolvem seu controle emocional”.

E na era dos mais ágeis avanços tecnológicos, como conciliar esporte e tecnologia?

“O esporte e a tecnologia são grandes aliados, desde os ‘super-uniformes’, que fazem os nadadores serem mais rápidos e os corredores ainda mais, ao rastreamento corporal do atleta”

A professora diz que novas tecnologias permitem uma leitura mais aprofundada de cada atleta, podendo assim, verificar sua frequência cardíaca durante toda atividade e realizar exames de esforços específicos. “Pode se detectar o perfil de cada um e até mesmo a necessidade de vitaminas que o atleta precisa para aumentar seu rendimento, complementando sua alimentação”.

Dentro do contexto de esporte aliado a educação, Vanessa Martins fala que insiste muito com seus alunos que eles tracem seu próprio ‘plano de saúde’ e utilizem o esporte como meio de garantir qualidade de vida, para chegarem na melhor idade com disposição e capacidade de executar atividades do dia a dia.

“Todos devem esquecer os limites que colocam para si mesmos. Cada um tem que desenvolver a sua inteligência emocional, ter mais autocontrole, elevada autoestima e evitar dizer que está muito velho para começar alguma coisa”.

Escolinhas
No Cerâmica Clube, as atividades esportivas são direcionadas para todas as faixas etárias a partir de um ano e meio até a melhor idade, sendo o público alvo todos os sócios.
E as escolas e atividades esportivas são as seguintes: alongamento, ballet infantil, basquete, body balance, circuit training, coreografia, dança de salão, dança do ventre, dança sênior, futsal, ginástica rítmica, hidroginástica, jazz, jiu jitsu, jump, karatê infantil, natação, ritmos, spinning, tênis de campo, treinamento funcional, vôlei adaptado, vôlei, yoga e zumba.

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close