Cultura

Festival de Inverno de Mogi Mirim tem mais dois dias de apresentações

Fragmento do ‘Muro de Berlim, patrimônio histórico mundial está em exposição no evento do Centro Cultural

O Festimm [Festival de Inverno de Mogi Mirim] termina neste sábado, 09 de julho. O evento acontece no Centro Cultural de Mogi Mirim desde a última quarta-feira, 06 de julho. Em 2016, é a quinta edição do festival que é realizado pela Lyra Mogimiriana – instituição de ensino de música de forma gratuita para crianças, jovens e adultos –.

“É o maior festival de música da região, levando cultura e entretenimento não somente aos moradores de Mogi Mirim, mas para todos os cidadãos da Baixa Mogiana, da região de Campinas e também da cidade de São Paulo, que sempre prestigiam o evento”, explica o assessor de imprensa do Festimm, Everton Zaniboni.

Entre as atrações do evento tem a exposição de um fragmento do Muro de Berlim. A Lyra Mogimiriana, que possui mais de 30 anos de experiência no ensino de música para a comunidade local, recebeu a doação de parte do muro por meio de uma parceria internacional pelo Blue Hearts, projeto de intercâmbio cultural entre crianças alemãs e os alunos da Lyra.

“É a primeira vez que o fragmento do Muro de Berlim está exposto. É o único no Brasil e um dos poucos na América do Sul. Há fragmentos no Chile e na Argentina, apenas. O muro que hoje está em frente ao Centro Cultural foi pintado por crianças alemãs e por três alunos da Lyra, que foram à Alemanha em setembro do ano passado para este evento”, conta Zaniboni.

Além da exposição da barreira física construída durante a Guerra Fria para separar Berlim em setores capitalista e socialista, o Festimm têm shows na noite desta sexta-feira, 08 de julho, com música brasileira na voz de Tatiana Rocha, que lança seu novo CD, ‘Brigada de Oxalá’. Antes, o Coral Clássico Lyra e o Grupo de Seresta abrem as apresentações.

No sábado, 09 de julho, último dia do festival, os amantes das guitarras poderão conferir o concerto ‘Rock’n Concert’ que irá reunir a Orquestra Sinfônica Lyra Mogimiriana, Banda Zenith, Felice & Cortes Young e o Coral Infantil em um só espetáculo com a regência do maestro Carlos Lima. Todas as apresentações começam às 20h.

Após os espetáculos, a música continua no Bar Café Festimm, montado no salão nobre do Centro Cultural. No repertório, samba hoje à noite, e amanhã, canja musical com os professores da Lyra, músicos da orquestra, Rogério Zenith e dupla Felice e Cortes.

Para os espetáculos desta sexta-feira à noite, os ingressos custam R$ 20,00. Para o encerramento o valor é de R$ 60,00 por pessoa.

muro-siteMuro

O fragmento do Muro de Berlim mede 3,60 metros de altura por 1,50 de largura e pesa cerca de quatro toneladas.

“Nosso objetivo é proporcionar às pessoas a possibilidade de conhecer a história por trás desse muro e fazer com que elas reflitam sobre a atualidade. Temos vários ‘muros’ a serem derrubados, como a intolerância, a incompreensão. Essa peça histórica chega até nós com a finalidade de unir as pessoas através da música”, comentou o coordenador geral e maestro da Lyra Mogimiriana, Carlos Lima.

Maestro

Carlos Lima tem 31 anos de carreira profissional e atua como maestro-arranjador, compositor e violonista. É graduado e pós-graduado em música pela Unicamp [Universidade Estadual de Campinas], na qual também ocupou o cargo de professor- colaborador da disciplina de orquestração e maestro-coordenador do programa comunitário de bandas – Projeto Unibanda. Carlos Lima nasceu em 1963 e é natural de Adamantina [São Paulo].

SERVIÇO

5° Festival de Inverno de Mogi Mirim

Dias: 08 e 09 de julho

Horário: 20h

Local: Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’ – Avenida Santo Antônio, 430, Centro, Mogi Mirim

Mais informações: (19) 3862.0967 ou facebook.com/festivaldeinvernomm

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close