Variedades

Gastronomia, um negócio de sabores

A Gastronomia é a arte de preparar e servir alimentos, tornando-os iguarias de dar água na boca de qualquer pessoa. E a degustação não é só para os alimentos, mas também para as bebidas. Quem nunca apreciou a avaliação de um vinho em que o sommelier degusta, sem encher seu cálice, levando-o próximo às suas narinas para sentir seu aroma e tomar pequenos goles, deixando a bebida rolar em sua boca para sentir o seu sabor?

No Brasil, deparamos com uma diversidade culinária, formando uma Gastronomia altamente rica e diversificada de norte a sul do país. Estudos realizados mostram que muito têm-se descoberto sobre o que somos e o que comemos e não podemos deixar de lembrar a contribuição da mistura de raças de índios, negros, portugueses e holandeses, que delimitaram uma culinária brasileira cheia de sabor e misticismo.
Há um ‘boom’ de cursos de Gastronomia sendo oferecidos. Revistas e livros de culinária aparecem aos montes em bancas de jornal e nunca existiram tantos programas

gastronômicos na televisão e no rádio.
De repente, todos os homens e mulheres tomaram gosto pela chamada culinária ou Gastronomia, o que dá mais status para os que dedicam-se à arte de cozinhar.

E a Gastronomia vai além dos paladares e aromas. É um mercado que cresce, apesar da situação econômica do Brasil e está cheio de oportunidades para empreendedores.

O setor de alimentação tem uma característica especial: em tempos de crise, pode não prosperar, mas em tempo algum recua. O brasileiro gasta um terço da renda mensal reservada à alimentação em refeições fora de casa. E a tendência é de crescimento.

Afinal, do que trata-se ou o que é Gastronomia?

De olho neste mercado, O Pólo preparou uma edição recheada com deliciosas reportagens sobre o tema. Em nome da equipe O Pólo, desejamos para os nossos leitores uma degustante e saborosa leitura.

Flávio Ribeiro

Diretor Editorial

Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close