Mercado

“Generosidade gera generosidade …

… porque o networking nada mais é que doar-se para o bem do próximo e de seus negócios”, diz o empresário Paulo Henrique Bueno Martini, 47.

E completa: “baseado no princípio de ganhar contribuindo, ser generoso significa trocar experiências e boas referências, fatalmente você receberá ótimas indicações. Os resultados e o sucesso virão de forma natural”.

Ele fala que para praticar networking de forma profissional e eficiente é preciso ter disciplina, responsabilidade, conhecer o trabalho e serviços de seus contatos, respeitar ao próximo e, principalmente, ter uma metodologia bem definida.

“Somente assim estaremos realizando networking de fato e com foco em resultados”.

Paulo Martini é graduado em Administração de Empresas pela Unisa [Universidade de Santo Amaro], com Pós-Graduação e MBA [Master Business Administration] em Gestão de Marketing e Vendas pela Uniderp [Universidade Anhanguera].

Sócio proprietário da Villa Revestimentos, uma boutique que atua no segmento de cerâmica, porcelanato, peças especiais, louças e metais, ao lado da esposa, a arquiteta Karina Ahualli, o administrador considera seu conhecimento como o principal ponto de sua atuação no mercado de varejo de materiais para construção.

“Unindo forças com a experiência de minha sócia no segmento de projetos residenciais e comerciais, na qual ela é conhecedora dos mais diversos produtos de materiais de acabamento e decoração, notamos uma ótima oportunidade e referência para oferecer produtos e serviços diferenciados para os nossos clientes”.

Referências
O empresário conta que durante a sua carreira profissional sempre atuou no mercado em nível estadual e nacional e que manteve uma certa distância do varejo local. Porém, a cerca de nove meses, começou a fazer parte de uma rede de networking com aproximadamente 35 empresários da região Baixa Mogiana, que incluem vários segmentos, onde trocam informações e conhecem o negócio um do outro.

“Nos referenciamos, ajudando-nos mutuamente. Tais referências e indicações representam para a Villa Revestimentos uma parcela importante do faturamento”.

Paulo Martini frisa que a frase ‘só é lembrado quem é visto’, é muito verdadeira, essencialmente, tratando-se de networking. “Nossas reuniões são semanais e a participação é fundamental, visto que, por meio delas são apresentados nossos produtos e serviços.

“Solicitamos referências, somos atendidos e referenciamos nossos membros, os quais confiamos nossas indicações”

No Brasil, essa troca de referências entre as pessoas permite que mais grupos de empresas se espalhem pelo país e prova a importância que o networking tem hoje no cenário nacional. “Facilita os relacionamentos no meio de seus usuários, na troca de experiências e de produtos e serviços que aumentam as possibilidades de geração de negócios”.

Pelo mesmo motivo, seguindo a tendência do mercado, o networking entre profissionais rompe as fronteiras, porque as oportunidades e ofertas estão em todos os lugares.

“Na região da Baixa Mogiana esta rede de compartilhamento ganha cada vez mais espaço, ficando ao alcance das pessoas, auxiliando e melhorando o desempenho de nossas empresas”.

Contatos
Como um bom exemplo de eficiência e sucesso de networking para a sua empresa, ele menciona a referência com a Noh Arquitetura.

“Estamos presentes em várias de suas obras, participamos de cotações e orçamentos para seus clientes, tanto em Mogi Guaçu, como em outras cidades da região, fortalecendo assim nossa relação comercial e de amizade”.

E, ainda, com a parceria da empresa Nova Guaçu Madeiras, que segundo ele, é um ótimo contato nas referências para os clientes da Villa Revestimentos.

“Confiamos na qualidade de seus produtos e serviços e referenciamos com toda certeza”.

Destaca também a Escnet porque é “uma empresa que utilizamos muito de seus serviços e recomendamos para todos os clientes e amigos”.

Villa Revestimentos
Avenida Júlio Xavier da Silva, 53
Parque Cidade Nova – Mogi Guaçu-SP
(19) 3362.2240

           

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close