Terça-feira , 19 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Mercado / Know how e utilização para a sua marca

Know how e utilização para a sua marca

Foto: Otávio Bueno

Para o empreendedor que está pretendendo expandir sua marca, uma excelente oportunidade de negócio é atuar com a franquia de seus produtos.

“Franquia é uma empresa que passa por todos os processos necessários para expandir a sua marca por esse formato, a qual chamamos de franqueadora”, explica o mogimiriano Cristiano Teodoro, 37.

Graduado em Comunicação Social com Especialização em Franchise Nacional e Internacional, Cristiano Teodoro é proprietário da Ágil Franchise que atua no mercado de Mogi Mirim e região há seis anos.

“No processo de expansão por franquias, a empresa franqueadora transfere ao franqueado todo o seu know how e utilização da marca, para que o mesmo opere nesse mesmo padrão, que antes deve ser testado e aprovado”.

Em 2016, o mercado de franchise cresceu 12% no Brasil e a tendência é que continue crescendo a dois dígitos pelo menos nos próximos 10 anos. Segundo Cristiano, em comparação com o mercado americano, onde tudo é franquia, ainda é muito pequeno e relativamente novo e, que, temos muito a crescer.

Sobre a área na nossa região diz que “catalogamos cerca de 50 empresas com potencial de expansão. Temos muito empreendedores que sempre pensaram em expandir por franquias, empresas já bem preparadas, mas não sabiam exatamente como fazer. É onde entramos, para ajudar essas empresas com enorme potencial”.

Carreira

Teodoro começou sua trajetória profissional em 1999, numa empresa de aluguel de veículos. “Passei por duas grandes redes do setor. Em 2005, montei meu primeiro negócio, a Ágil Copiadoras, empresa especializada em outsoursing de impressão – locação de impressoras e copiadoras – na região de Mogi Mirim”, conta.

Há seis anos, ele iniciou o processo para transformar sua empresa em uma rede de franquias. “Lançamos esse projeto no final de 2012. Hoje, contamos com 27 unidades operando no Brasil”.

Desse projeto e em virtude do sucesso da expansão da rede, da especialização no setor e carência local de empresas que realizassem essa consultoria, nasceu em 2014, a Ágil Franchise, empresa especializada em transformar pequenas e médias empresas em redes de franquias.

“São mais de 10 empresas que estão sendo preparadas por nós para entrar nesse mercado e já estamos também com outros vários projetos em estudo. Sucesso!”.

Outro importante serviço que a Ágil Franchise oferece aos clientes é a Homologação, que estabelece uma relação de parceria e, em alguns casos, de exclusividade com os fornecedores da rede, seja de um produto ou serviço.

“Podemos homologar fornecedores para a rede de serviços como software de gestão, comunicação visual, marketing e produtos também. Por exemplo, uma rede de fast food pode homologar seus parceiros que fornecerão os produtos para a rede, como carnes, arroz, feijão, refrigerante, entre outros, bem como os serviços prestados”.

Empreendimento

Onesys Tecnologia, Ágil Copiadoras, Cerveja Artesanal Boutique e Mais Escondidinhos estão entre os principais clientes da empresa de Cristiano Teodoro.

“A ideia é comprar coletivamente com esses parceiros, buscando melhores preços e condições comerciais para a rede de cada um deles”.

Cristiano Teodoro diz que o dinheiro é a consequência do trabalho e seu maior prazer é ajudar pessoas e empresas a se desenvolverem e expandir seus horizontes. “Ajudamos o empreendedor que quer crescer por franquias, as pessoas que querem empreender comprando uma franquia e as que irão ser colaboradoras dessas unidades franqueadas. Ou seja, em cadeia, conseguimos contribuir um pouco com o nosso país, gerando empregos e renda”.

Para o pequeno e médio empreendedor deixa como incentivo que cada um busque os seus sonhos. “O momento é favorável e a economia mostra sinais de recuperação. Faça isso. Lembre-se que somos nós, pequenos empreendedores, que movemos 90% da força de trabalho do nosso país. Vá em frente, tenha isso como missão”.

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Confira Também

Foto: Lucas Góis

As várias fases da mulher: adulta

Continuando com o tema: o exercício ideal para cada fase da mulher. Escrevo hoje sobre ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *