Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Laboral Pilates

Laboral Pilates

No artigo do dia 03/07/2017 escrevi aqui sobre a Ginástica Laboral e qual a sua importância para o trabalhador. Hoje, me aprofundo um pouco mais no assunto.

Segundo a ABGL [Associação Brasileira de Ginástica Laboral], a implantação de programas de Ginástica Laboral não é obrigatória por lei. Embora, tanto o Ministério do Trabalho, quanto o da Saúde e da Previdência Social e seus respectivos auditores têm visto a Ginástica Laboral como uma boa iniciativa.

Ainda segundo a ABGL, existem algumas certificações que propõem a implantação de Ginástica Laboral como a SA 8000 e a OSHA 18001.

A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.

Já a OSHA 18001 é uma norma usada para um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho que ajuda uma organização no controle dos seus riscos e a melhorar o seu desempenho neste âmbito. Sem contar que a implantação da Ginástica Laboral gera um marketing externo e interno para a empresa.

Sempre escrevo aqui sobre o que é e quais os benefícios do método Pilates. Então agora, te convido a pensar comigo sobre a união dessas duas atividades tão importantes: Ginástica Laboral e Pilates.

Visando melhorar a condição física do trabalhador, realizando adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, a Ginástica Laboral é a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa os colaboradores, pois é leve, com exercícios voltados para o relaxamento do corpo, de curta duração, com cerca de 15 a 20 minutos de aula.

Originalmente conhecida como ‘Contrologia’ até a morte do seu criador, Joseph Humbert Pilates em 1967 aos 83 anos, o método Pilates não envolve apenas exercícios e não é apenas uma escolha aleatória de movimentos específicos. É um sistema de condicionamento físico e mental que pode melhorar a força física, a flexibilidade e a coordenação, bem como, reduzir o estresse, melhorar o foco mental e promover uma melhor sensação de bem-estar.

Pensando nos inúmeros compromissos, as muitas horas no computador e, muitas vezes, a permanência na mesma posição durante várias horas do dia, o Laboral Pilates foi criado. O método consiste em levar aos trabalhadores os princípios, a metodologia e os exercícios de Pilates aliando-os com o conceito de Ginástica Laboral.

Com exercícios do método Pilates, adaptados para o local de trabalho, o Laboral Pilates proporciona alívio de dores, melhora da postura, fortalecimento da musculatura, alongamento e melhora na qualidade de trabalho dos funcionários.

Através de uma avaliação prévia, os instrutores indicam exercícios específicos para cada trabalhador para melhorar a postura do mesmo e melhorar seu ambiente de trabalho. Com aulas dinâmicas, diferentes materiais didáticos e diversos exercícios, a aula também alivia o estresse e promove um momento de descontração durante o período de trabalho.

Se você possui uma empresa e gostaria de melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários, essa é uma excelente opção. Se você trabalha em uma empresa que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários, pode levar a proposta de implantação do método Laboral Pilates para seus superiores. Pense nisso!

Boa semana e até a próxima coluna em 28/08/2017.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Foto: Otávio Bueno

TDAH NO ADULTO, SERÁ?

Algumas expressões são corriqueiras quando nos deparamos com crianças um pouco mais agitadas do que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *