Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Colunistas / Leia. Estude. Conheça.

Leia. Estude. Conheça.

Sou apaixonada por livros. Leio para relaxar, leio para aprender. Lembro que quando pequena, meus pais sempre nos incentivaram a ler, a contar histórias, a imaginar.

Tem uma frase de Augusto Cury que diz “Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude”.

Vivemos uma época onde a competição profissional, está cada vez mais acirrada. É necessário investir em conhecimento, falar novas línguas e habilidades interpessoais. Você deve estar se perguntando, mas o que ler tem a ver com tudo isso? Minha resposta é: Tudo.

Quem cultiva o hábito de ler, amplia seu vocabulário, tem facilidade para escrever, se comunica com mais facilidade, transita em diversos grupos, aguça a curiosidade e desperta cada vez a vontade de aprender. É um investimento diário que se torna um hábito.

E você, gosta de ler? Qual foi o último livro que leu? Além de livros relacionados à carreira, que tipo de literatura mais te atrai?

Eu gosto de ler a caminho do trabalho, em casa, em uma livraria, em um café. Encontre um local que você se sinta bem, relaxe e se entregue. Dê asas a sua imaginação.

Quer ter o hábito de ler, mas não sabe como começar?

Que tal grupo de leitura na empresa? É uma maneira de trocar livros, ideias e formar novos colegas. Sim, ler é interagir com as pessoas.

Lembra quando mencionei as habilidades interpessoais?

A empatia é uma delas. Ser empática está intimamente ligada ao altruísmo, que é o interesse pelo próximo e a capacidade de ajudar.

As empresas estão com ambientes de trabalho abertos, sem portas, sem paredes. Tudo integrado, pessoas e ambiente. Para isso, buscam profissionais cada vez mais altruístas. Você deve estar se perguntando, mas por quê?

E o que a leitura tem a ver com isso tudo Rita?

O altruísmo faz com que você ajude o próximo. Em um ambiente, onde existe uma interação entre as áreas, é possível uma barganha de ideias, de informações. E só é possível essa mudança com entendimento.

Então, leia, estude, porque conhecimento nunca é demais.

Sobre Rita de Cassia

Rita de Cassia é graduada em Comunicação Social na Universidade Paulista. Trabalhou na área de Comunicação, MKT e Projetos Sociais de Multinacionais como Solvay e Oracle e, atualmente, na Dow. Antes, atuou como correspondente da TV Cultura. Também é especializada em Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social e MKT Digital e vive conectada. Gosta de rock, jazz e blues além de um bom vinho, champanhe e café. Adotou São Paulo como sua cidade, mas a alma é do mundo.

Confira Também

cafe

Tem tempo para um café?

Algumas escolhas mudam a direção do trabalho, mudam as parcerias e, muitas vezes, mudam o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *