Quarta-feira , 18 Outubro 2017
Últimas Publicações
Home / Cultura / Mestre de bateria do Cacique de Ramos passou Réveillon em Mogi Guaçu

Mestre de bateria do Cacique de Ramos passou Réveillon em Mogi Guaçu

Mestre Bruno trabalha com o Carnaval há 19 anos

Na cidade visitou amigos e ministrou workshop para os ritmistas da Asa Show

Na cidade visitou amigos e ministrou workshop para os ritmistas da Asa Show O mestre do famoso bloco do carnaval carioca Cacique de Ramos, Bruno Rocha, 27, esteve em Mogi Guaçu entre 29 de dezembro e 02 de janeiro. Durante os cinco dias, ele ficou hospedado na casa do amigo e companheiro de bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel, Guilherme Ramos.

“Queria passar um pouco do nosso conhecimento do carnaval carioca e conhecer a cidade do ‘paulista’ [Guilherme], Então,  resolvi vir nesta época para curtir o Ano Novo aqui, conciliando a palestra, oficina e workshop que tinha prometido a ele para os integrantes da sua bateria Asa Show. Foi demais, voltarei já, já”, conta.

No mundo do carnaval, Rocha e conhecido como ‘Bruno do Repique’. Apesar da pouca idade, o rapaz tem vasta experiência no ramo.

“Sou cria da comunidade de Ramos. Com oito anos de idade já estava perturbando os amigos ritmistas [risos]”.

Seu bairro de nascença é conhecido por causa de uma das maiores agremiações do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense, dona de oito títulos do carnaval carioca e pelo tradicional bloco Cacique de Ramos, que completará 55 anos no próximo dia 20 de janeiro.

Nessa escola, Bruno do Repique aprendeu tudo sobre a maior festa popular do Brasil, começando na ala das crianças. Anos mais tarde desfilou como passista e depois ritmista e ocupou o cargo de mestre de bateria da escola mirim até se tornar diretor de bateria da principal.

“Minha família inteira sempre frequentou a quadra e desfilava na Imperatriz”. Entre os momentos marcantes, cita o primeiro tricampeonato de uma escola de samba na Marquês de Sapucaí nos anos de 1999 à 2001. Para aumentar seu conhecimento e aprendizado, saiu de Ramos para tocar em outras baterias como União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos da Rocinha e agora faz parte do time de repique mor do ‘coração’ da escola do bairro de Noel Rosa.

Viajou como ritmistas para países da América do Sul como Argentina, Colômbia e Paraguai, e ainda, para o Catar [Oriente Médio] e Guiné-Equatorial [África].

 

Cacique

Bruno do Repique ao lado dos integrantes da Asa Show
Bruno do Repique ao lado dos integrantes da Asa Show

Há oito anos, Bruno do Repique fundou a sua empresa ‘K-rioca Samba Show’ para apresentações em eventos sociais e se destacou no cenário carioca e nacional, o que despertou o interesse e atenção do presidente e diretor de carnaval do Cacique de Ramos, respectivamente, ‘Bira Presidente’ e Sidney Machado, o ‘Chopp’.

“O Bira e o Chopp queriam fazer um trabalho de renovação no perfil do bloco e, por isso, me convidaram para ser o mestre de bateria do Cacique de Ramos. Também pesou o fato de eu ser jovem e ser leopoldinense [muitos risos]. Mas minha postura e um pouco da experiência com a musicalidade dos instrumentos de uma bateria ajudaram a ter essa chance única”, explica.

Mestre Bruno dirige e comanda cerca de 200 ritmistas do Cacique de Ramos que desfilará pelo centro do Rio de Janeiro no Carnaval de 2016, no domingo, 07, segunda-feira, 08, e terça-feira, 09 de fevereiro.

O enredo do bloco este ano se chama ‘De Zeus a Bira Presidente’ e contará a história das Olimpíadas da Grécia ao Rio de Janeiro.

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Confira Também

Foto: Arquivo Pessoal

‘Los Tarados’ comemora 20 anos com evento carnavalesco e de solidariedade

Cerca de 500 pessoas compareçam ao evento do ‘Pré Carnaval Los Tarados 20 Anos’ organizado ...

Um comentário

  1. Nossa grande mestre Bruno foi um prazer receber esse grande mestre estamos juntos Asas Show e Cacique de Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *