Quarta-feira , 22 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Modalidades Olímpicas – Parte 2

Modalidades Olímpicas – Parte 2

Agora falta muito pouco para o início oficial dos Jogos Olímpicos. Por isso, escrevo hoje sobre mais dez esportes olímpicos. Como disse na edição da semana passada, o objetivo do tema é atualizar as pessoas em relação às modalidades que serão disputadas e comentar algumas curiosidades sobre elas.

  • Esgrima: desde 1896 em Atenas, a esgrima faz parte dos Jogos Olímpicos. O objetivo desse esporte é tocar o adversário sem ser tocado. As armas usadas são o florete, a espada e o sabre. O duelo começa com os oponentes a uma distância de 2m e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques válidos em seu adversário.
  • Futebol: o maior esporte do planeta foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas nos jogos de Paris-1900. Apesar de ser o país com maior número de troféus em Copas do Mundo, o Brasil ainda sonha com o ouro olímpico.
  • Ginástica Artística: A ginástica artística engloba várias provas. As masculinas são: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre o cavalo, barras paralelas e barras fixas. Já as femininas são: solo, salto sobre o cavalo, barras assimétricas e trave.
  • Ginástica de Trampolim: a ginástica de trampolim só passou a integrar o programa olímpico em Sydney -2000. A prova é realizada da seguinte maneira: o trampolim tem uma tela 5x3m e fica a 1,15m do solo e oito juízes avaliam a prova. Na série livre o ginasta que apresentar os saltos mais difíceis e melhor execução receberá as maiores notas. A soma das notas da série livre e obrigatória definem os oito melhores ginastas. Esses avançam para final, onde é apresentada somente a série livre.
  • Ginástica Rítmica: a modalidade é exclusivamente feminina e tem seis competições: exercícios em conjunto, corda, arco, bola, maças e fita. Apesar de contar com cinco materiais para apresentação, apenas quatro podem ser escolhidos para a disputa das Olimpíadas. Nos Jogos de Londres-2012, não houve disputas de corda.
  • Golfe: uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St Louis-1904.
  • Handebol: a modalidade olímpica é handebol indoor, jogado por sete atletas em cada time, em quadras fechadas. A partida tem dois tempos de 30 minutos cada. Se o jogo terminar empatado é realizada uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos. Caso continue o empate a disputa é definida nos pênaltis.
  • Hipismo: como esporte olímpico, o hipismo foi disputado pela primeira vez em Paris-1900, com provas de saltos. A modalidade só retornou aos Jogos em Estocolmo-1912 e nunca mais saiu de cena. A modalidade se divide em: hipismo salto, hipismo adestramento e CCE [Concurso Completo Equitação].
  • Hóquei sobre grama: a partida do hóquei sobre grama é disputada com 11 jogadores em cada equipe. Cada partida tem dois tempos de 35 minutos. A estreia do hóquei sobre grama aconteceu em Londres-1908. De lá para cá a modalidade só ficou fora dos jogos de Estocolmo-1912 e Paris-1924. As mulheres só começaram a participar durante as Olimpíadas de Moscou-1980.

Semana que vem volto com a última parte do tema modalidades Olímpicas.

Boa semana e até mais.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

atividades_fisicas_mediz

Como sobreviver sem exagerar

O outono começou e chegou cheio de feriados. E além de serem bons momentos para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *