Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Modalidades Olímpicas – Parte 3

Modalidades Olímpicas – Parte 3

Na semana passada, escrevi que esse seria o meu último artigo sobre as modalidades olímpicas. Porém, como ainda faltam muitas modalidades para apresentar, precisei dividir em dois artigos diferentes. Então, nessa semana eu apresento a penúltima parte do assunto e na próxima finalizo a minha pesquisa.

Conheçam um pouco mais dos esportes da Rio 2016:

Judô: os atletas de judô são divididos em categorias de acordo com o peso. Cada luta tem duração máxima de cinco minutos e é avaliada por três árbitros. Se terminar em empate o confronto vai pra o ‘golden score’ e vence o atleta que pontuar primeiro. Até hoje, o Brasil possui 19 medalhas olímpicas nesse esporte.

Levantamento de Peso: a modalidade faz parte do calendário olímpico desde o início da era moderna em Atenas 1896. Antes de ser considerado um esporte, o levantamento de peso já existia na Grécia Antiga, sendo realizado para determinar quem era mais forte.

Luta Estilo Livre: no estilo livre os atletas podem usar braços e pernas para se defenderem e atacarem. O atleta chega à vitória ao finalizar o adversário ou imobilizá-lo com os ombros no chão. Não são permitidos golpes baixos, estrangulamentos e puxões no cabelo.

Luta Greco – Romana: a luta greco – romana é disputada nos Jogos Olímpicos apenas por homens. Nessa modalidade, os lutadores só podem usar os braços e o tronco no combate. Não é permitido segurar o adversário da cintura para baixo ou utilizar as pernas para derrubá-lo.

Maratona Aquática: nos Jogos Olímpicos as maratonas aquáticas são disputadas em provas de 10km, em águas abertas, com 25 atletas masculinos e 25 atletas feminino. A largada é realizada em uma plataforma fixa e aposição dos atletas é definida por sorteio. A profundidade da água durante todo percurso deve ser de 1,40m. Os atletas podem tocar os pés no solo, mas não podem caminhar ou saltar.

Nado Sincronizado: a primeira aparição da modalidade em Olimpíadas foi em Los Angeles 1984. O nado sincronizado é disputado apenas por mulheres e as disputas são em dueto e em equipe. A prova possui duas etapas: rotina obrigatória, onde as atletas devem realizar movimentos obrigatórios, sendo que, a apresentação dos duetos dura 2 minutos e 20 segundos e por equipes 2 minutos e 50 segundos; e rotina livre, na qual as apresentações não possuem restrições de movimento. O dueto se apresenta em 4 minutos e a equipe em 5 minutos.

Natação: as provas de natação possuem várias divisões e são disputadas de acordo com o estilo. Os estilos são: livre [provas de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m e revezamentos 4x100m e 4x200m]; costas [provas de 100m e 200m]; peito [provas de 100m e 200m]; borboleta [provas de 100m e 200m] e medley [os quatro estilos em uma única competição em provas de 200m, 400m e revezamento 4x100m].

Pentatlo Moderno: o pentatlo moderno é composto por provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as disputas acontecem em um único dia.

Polo Aquático: A competição é realizada em piscina de 30m x 20m e cada equipe entra com sete atletas na piscina. A partida tem quatro tempos de oito minutos cada. Os jogadores não podem tocar o solo e as bordas da piscina, não é permitido afundar a bola, empurrar o adversário ou impedir o arremesso dele.

Remo: o percurso tem 2000m de distância em linha reta, com raias de 13,5m separando os barcos. As provas são disputadas nas categorias masculina e feminina e cada categoria possui outras divisões.

Rúgbi: o objetivo dos jogadores é levar a bola até a linha de gol do campo rival. O rúgbi é disputado com sete jogadores em cada equipe. As partidas são disputadas em dois tempos de sete minutos cada. Se necessário pode haver acréscimo.

São muitas as modalidades e cada vez que escrevo sobre elas aqui fico mais empolgada em assistir e acompanhar as Olimpíadas. Espero ter conseguido passar esse entusiasmo para quem está lendo.

Beijos e até a semana que vem.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

desorganizac3a7c3a3o-pic

Vamos parar de acumular tarefas desnecessárias?

Você já parou para pensar na quantidade de tarefas que faz no seu dia-a-dia? Já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *