Domingo , 19 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Modalidades Olímpicas

Modalidades Olímpicas

Para não nos sentirmos perdido quando ligarmos a TV nos próximos dias, escrevo sobre algumas modalidades olímpicas. Assim a gente começa a se familiarizar com as competições e os jogos.

  • Atletismo: é a manifestação olímpica mais antiga do mundo. Está dividido em provas de corrida, saltos e arremessos.
  • Badminton: pouco popular no Brasil. É uma mistura de tênis e vôlei de praia, jogado com uma peteca e uma raquete.
  • Basquete: a modalidade foi inventada por um professor canadense de Educação Física. James Naismith teve a missão de inventar um esporte que pudesse ser praticado em ginásios fechados para fugir do inverno.
  • Boxe: embora tenha feito parte das Olimpíadas da Grécia Antiga, o boxe entrou de fato para os Jogos Olímpicos em 1904. De lá para cá passou por várias mudanças importantes, como o uso obrigatório de capacetes.
  • Canoagem Slalon: foi inspirada em provas de descida de Ski. A prova é desenvolvida da seguinte forma: o atleta rema em canoa ou caiaque por um percurso em corredeira definido por balizas, sem cometer penalidades e no menor temo possível.
  • Canoagem Velocidade: praticada com caiaques ou canoas, é uma modalidade essencialmente de competição. As provas acontecem em rios ou lagoas de água calma, com nove raias demarcadas nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros.
  • Ciclismo BMX: também conhecido como bicicross, são disputadas em baterias de oito atletas cada, até chegar a final. A largada é dada de uma plataforma de cerca de 10 metros de altura e os atletas passam por obstáculos montados na pista até cruzarem a linha de chegada.
  • Ciclismo de Estrada: primeira modalidade a ser disputada em cima de uma bicicleta. Embora tenha participado em Atenas 1896, o ciclismo de estrada não esteve presente nas três edições seguintes. O retorno se deu nos Jogos de Estocolmo em 1912. Desde então, não houve mais interrupções.
  • Ciclismo Mountain Bike: esporte para quem gosta de aventura. O mountain bike desafia os ciclistas com subidas, descidas e obstáculos naturais. 20 anos após sua estreia olímpica, em Atlanta 1996, o esporte tem disputas individuais, com pódios masculinos e femininos.
  • Ciclismo de Pista: No ciclismo de pista a velocidade é o principal fator. No total são dez tipos de provas diferentes, cinco masculinas e cinco femininas. Além das disputas de velocidade, velocidade por equipe, Keirin [oito voltas na pista de 250 metros], perseguição por equipe e Omnium [conjunto de seis provas entre disputas individuais, corrida por pontos e velocidade].

Essas foram as modalidades escolhidas para hoje. Semana que vem volto com mais modalidades e curiosidades sobre elas. Até lá!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

desorganizac3a7c3a3o-pic

Vamos parar de acumular tarefas desnecessárias?

Você já parou para pensar na quantidade de tarefas que faz no seu dia-a-dia? Já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *