Terça-feira , 12 Dezembro 2017
Últimas Publicações
Home / Cidade / Mogimiriana é premiada no concurso EPTV na Escola

Mogimiriana é premiada no concurso EPTV na Escola

A aluna do Colégio Imaculada Conceição de Mogi Mirim, Gabriella Tesch Toledo Cornélio, 13, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, conquistou o 5º lugar no concurso de redação EPTV na Escola este ano.

Entre mais de 30,5 mil alunos inscritos das 49 cidades abrangidas pela emissora, Gabriella conquistou os jurados com seu texto sobre o tema ‘O Brasil que eu vou ajudar a construir’, com o título ‘Escritores da História’.

Entre os inscritos, 1.636 foram escolhidos pela Diretoria de Ensino e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e os autores participaram de visitas ao estúdio. A equipe da EPTV selecionou, então, os 118 semifinalistas e, depois, os dez vencedores.

De acordo com a aluna, que contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa Bernadete Quaglio, o tema do concurso foi muito debatido em sala de aula, e com base nisso, Gabriella fez pesquisas em casa para dar ainda mais embasamento para a redação. “Pensei muito na questão da união do povo brasileiro nas manifestações de 2013, mesmo que algum tempo depois esta união tenha se dispersado”, diz ela.

Para a estudante, se a população se unir com mais força, é possível que o país mude para melhor, e este é o ponto chave para o Brasil que ela deseja construir. “Como o tema era ‘O Brasil que eu vou ajudar a construir’, ajudou a mostrar que isso só vai acontecer se todos se unirem”.

Elaborado o texto de 30 linhas, a redação passou pelas mãos dos pais da estudante, depois pela professora Bernadete, e até pela coordenação da escola para que fossem feitos ajustes.

Apesar da surpresa com a boa colocação, a facilidade para escrever é uma qualidade que Gabriella admite possuir graças ao hábito da leitura, fatores estes que são reconhecidos pela professora e pelos outros docentes.

“Aqui no Colégio os alunos têm acesso fácil aos livros, com uma biblioteca repleta de títulos e com programas que incentivam a leitura”, explica Bernadete Quaglio.

Outro quesito que facilitou a elaboração da redação, segundo a aluna, foi a discussão de atualidades em sala de aula, tanto nas aulas de Língua Portuguesa como de Geografia. “Isso é bom para não ficar alienado. A escola é muito grande, acolhedora, mas é importante ver a realidade que acontece lá fora”, afirma a aluna; “isso amplia a qualidade de argumentação”, completa a professora.

Como recompensa pelo esforço, o prêmio concedido pela emissora será uma TV HD para os alunos que ficaram entre os 10 melhores e um tablet para o professor que orientou cada concorrente.

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Confira Também

Flavia Lima Morgon

O poder do diálogo

Há dezoito anos trabalhando como psicóloga, sempre penso sobre o significado e a importância de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *