Quinta-feira , 19 Outubro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Na direção certa

Na direção certa

Na semana passada escrevi aqui sobre como é importante definir um plano para direcionar suas ações e tarefas para realizá-lo. Quando você define suas ações fica mais fácil ocupar o tempo produzindo alguma coisa útil do que gastá-lo com tarefas desnecessárias.

Hoje escrevo sobre a importância de organizar sua agenda semanal para economizar tempo e, principalmente, energia. Voltando um pouco no artigo anterior, lembra que pedi para você observar se estava produzindo ou apenas ocupando seu tempo?

Pois bem, esse é um questionamento que devemos fazer constantemente. Às vezes ocupamos horas do nosso dia em vão, pois achamos que estamos trabalhando, mas na verdade, estamos apenas ocupando o tempo. E, quando nos damos conta, faltam horas e sobram tarefas inacabadas no dia.

Quando você consegue organizar sua agenda acaba produzindo mais em um espaço de tempo menor do que imaginava. Isso faz com que seu corpo gaste menos energia e consequentemente fique menos cansado. Vou dar um exemplo para esclarecer melhor.

Imagine uma pessoa que precisa entregar um trabalho extenso de conclusão de curso. Provavelmente, ela tem um prazo para isso e essa é uma tarefa que não pode ser dispensada. Se essa pessoa conseguir se organizar para trabalhar nesse projeto algumas horas por semana, com certeza conseguirá entregar o projeto no prazo certo sem estresse.

Agora, se for sempre deixando para depois gastará mais energia e gerará muito estresse. Explico.

Quando você deixa as coisas para última hora tende a gastar mais energia e se sentir mais cansado. Isso acontece porque as tarefas se acumulam, o prazo começa a se esgotar e o estresse toma conta de você, ou seja, você gasta muito mais energia do que se tivesse programado e realizado com calma.

Voltando no exemplo do trabalho de conclusão de curso, se a pessoa deixar tudo pra última hora, o trabalho que poderia ser prazeroso e com muito aprendizado acaba se tornando um fardo. Com isso, a pessoa não consegue não disfrutar da alegria de ter concluído o curso e fica com impressão que se livrou de um problema.

Agora, tente transformar esse exemplo no seu dia-a-dia. Você sendo autônomo ou não, tem sempre alguma coisa que você deixa para depois. Isso se transforma em um peso que fica difícil de carregar. Aí você acaba carregando um fardo por semanas, meses e até mesmo anos por pura falta de programação.

Se você conseguir organizar sua agenda semanalmente verá que tudo é possível. E para esse exemplo vou usar a minha própria agenda. Logo na segunda-feira de manhã já reservo alguns minutos para organizar a agenda da semana. Nela programo todas as tarefas, para todas as minhas obrigações.

Então vamos lá. Tem o horário que dou aulas, o horário de me dedico para a parte financeira, o horário que me dedico para a parte burocrática, horário para gravação de vídeos de exercícios, horário para coordenar a programação das aulas, horário de treino, horário em que estudo e escrevo os artigos.

É claro que não faço todas as tarefas todos os dias, mas realizo todas durante a semana. Deixo também um período da semana reservado para coisas que ocupam o tempo, sendo elas: médico, dentista, manicure, entre outros.

Tudo que ocupa o tempo, mas não é considerada uma tarefa de produção também precisa ser agendada. Tem um pequeno detalhe que é muito importante. Tudo isso tem que ser realizado até o momento em que eu chego em casa.

Você não precisa trabalhar até tarde da noite, pular refeições e deixar de assistir seus programas favoritos na televisão. Com calma você consegue realizar tudo o que gosta.

Agora, coloque esse exemplo no seu dia. Não pense em arrumar desculpas do tipo: não sou autônoma, tenho filhos e não tenho ninguém para me ajudar nas tarefas domésticas. Essas são desculpas que te impedem de seguir seus sonhos e todas as tarefas são  programáveis. Lembre-se: eventualidades acontecem e precisamos estar preparados para elas. Mas, na maior parte do tempo, as coisas precisam fluir.

Pensando nisso e organizando melhor minha própria agenda, informo que essa coluna passa a ser escrita “quinzenalmente”. Os temas relacionados à saúde, as dicas sobre qualidade de vida, as entrevistas e a minha dedicação serão as mesmas. Mas agora, com um espaço mais longo entre um artigo e outro.

Espero que você organize melhor seus dias para parar de acumular tarefas inúteis e, principalmente, caminhar na direção dos seus sonhos. Eu também estou nesse projeto. Espero vocês aqui daqui a 15 dias. Um beijo.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Foto: Lucas Góis

Consciência corporal e autocontrole

Na procura por uma atividade física que beneficie o corpo e a mente, o ser ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *