Terça-feira , 12 Dezembro 2017
Últimas Publicações
Home / Cultura / ‘Newborn’, momentos eternizados pelas lentes fotográficas

‘Newborn’, momentos eternizados pelas lentes fotográficas

Foto: Fernanda Giarato

Priscila Renata Rossi de Souza, 37, é casada com Gilmar José Alves de Souza Junior, 37, e mãe de dois filhos: Ivy, 03, e Theo que nasceu em novembro passado.

Apesar de ser formada em Psicologia pela USF [Universidade São Francisco] e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo INPG [Instituto Nacional de Pós Graduação], foi no ramo da fotografia, mas especificamente com trabalhos de recém-nascidos [newborn] e gestantes que Priscila Rossi encontrou uma paixão profissional.

“Sou fotógrafa desde 2012. Hoje, tenho o meu estúdio Priscila Rossi Fotografia, especializado m fotografia de gestantes, recém-nascidos, bebês e famílias”, conta ela.

Como surgiu a paixão pela fotografia?

Sempre fui apaixonada por fotos, mas não tinha nenhum conhecimento. A fotografia de bebês sempre me encantou e, como a maioria da área, uma grande referência foi a Anne Geddes. Quando morei nos Estados Unidos tive contato com a fotografia de recém-nascidos e me apaixonei ainda mais. Então decidi me especializar na área.

O que é a produção fotográfica de newborn?

Newborn significa recém-nascido em inglês. O termo vem sendo utilizado no Brasil para se referir à fotografia de bebês entre 05 meses e 15 dias de vida, que é o momento onde esse tipo de foto é feita. Nessa fase o bebê é mais flexível e dorme mais, por isso, é o período ideal para esse tipo de ensaio.

O ponto mais importante para a fotografia newborn é a segurança do bebê. O profissional tem que conhecer a anatomia do recém-nascido, manter o estúdio e todos os itens limpos e higienizados e garantir que o trabalho terá como objetivo principal a segurança da criança.

Como é o contato entre os clientes e você e na escolha do trabalho?

Meus clientes chegam até mim por indicação, normalmente. Nesse momento faço questão de deixar bem explicado a preocupação com a segurança do bebê.

De que forma o cliente pode contratar o seu trabalho?

Eu apresento pacotes de fotos e o cliente pode optar entre um deles. Também ofereço produtos como foto livros, quadros e agendas. Tudo isso o cliente pode comprar personalizado, com as fotos feitas durante o ensaio.

Quantos trabalhos já têm no currículo?

Não tenho números exatos, mas creio ser uma média de 50 bebês.

Que legado o seu trabalho e/ou suas fotos deixam para a história?

Meu objetivo é eternizar um momento que nunca mais volta. É poder criar uma recordação para vida dessas famílias, oferecendo a oportunidade deles revisitarem o passado sempre que sentirem saudades.

Você fotografa aniversários, casamentos e eventos institucionais?

Não fotografo esses tipos de eventos.

Considerações finais.

O principal item na fotografia de recém-nascido é a segurança. Esse tópico tem que ser reforçado para que os pais não contratem somente um fotógrafo que faça fotos bonitas, mas que também se preocupe em não  colocar em risco a saúde do bebê.

Fotos:Priscila Rossi

Sobre Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Confira Também

site01

Qualidade de vida: todo mundo quer, mas o que é?

A O Pólo progrediu com o compromisso de fomentar opiniões que transformem as atitudes de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *