Domingo , 19 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Colunistas / Nunca deixe de sonhar…

Nunca deixe de sonhar…

Estamos aproximando de mais um final de ano e, com ele, ganhei  o desafio de escrever o artigo que finaliza 2016 com nossa colaboração, nesta coluna. Desafio esse que, a princípio, me assustou, devido às inúmeras tarefas que nos deparamos ao finalizar esse período.

Ao surgir algo novo em nossas vidas, podemos nos assustar devido ao medo, receio ou até mesmo inexperiência. Estes sentimentos podem nos paralisar ou impulsionar para seguir em frente. Durante 2016, novos e grandes desafios surgiram em minha vida e consegui viver de forma alegre e satisfatória. Este fato me motivou a escrever sobre o tema.

O ser humano é interessante. Ele  quer mudanças, mas, em alguns momentos, foge dos desafios e, com isso, abre mão de seus sonhos. Talvez seja por isso que, quando perguntei a uma plateia outro dia a respeito de ‘cinco sonhos’, poucos conseguiram lembrar.

Porém, propus um desafio: pedi que todos relatassem um sonho, grande ou pequeno, só não poderia ser secreto, já que falaríamos em voz alta. Foi muito interessante perceber que as pessoas se empolgaram e seus olhos começaram a brilhar, ou seja, os sonhos estavam todos guardados e, talvez, esquecidos.

Gosto de lembrar que todos nós temos momentos difíceis e isso é natural. A questão, a meu ver, é que vivemos em uma cultura que fala pouco em sonhos e em acreditar neles; valoriza o sofrimento e, se não tomarmos cuidado, vamos em busca de aplausos pela dor e não por alcançarmos nossos sonhos e metas.

Gosto da ideia de estabelecer metas e convido você a criar sonhos para o ano que se aproxima. Na minha experiência clínica, observo que é comum a associação de metas a sacrifícios e isso desanima.

Criar sonhos nos transporta para um mundo mais criativo e encantador, nos faz fortes e nos dá coragem para buscar a conquista. Afinal, a meta de perder peso tem o sonho de ser mais atraente e conviver com mais alegria com o próprio corpo.

A meta de viajar tem o sonho de ser muito feliz em um lugar diferente do país, do mundo ou simplesmente sair de sua rotina. A meta de arrumar um namorado tem o sonho de um companheiro[a] que lhe respeite e admire.

Augusto Cury [pág.12] em seu livro: Nunca desista de seus sonhos.

“Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.”

É fundamental encararmos os desafios da vida como uma oportunidade de autosuperação e alçar novos sonhos.  Muitas vezes olhamos e identificamos pessoas felizes como alguém sem problemas. E eu digo a você, caro leitor, com a experiência de 29 anos como psicóloga e 51 anos de vida, que isso não é verdade.

Não sabemos o que vai acontecer em nossa vida. Ninguém sabe. Significa que teremos momentos tristes e alegres, mas eles passam. De fato, a vida é um mistério e isso a torna desafiadora e, se tivermos a certeza de sermos capazes de criar novos sonhos, sempre poderemos agarrar a alegria, a determinação e tornar nossa vida mais atraente e interessante.

Gosto de lembrar que não precisamos enfrentar os desafios que a vida nos impõe, sozinhos. Haverá sempre pessoas dispostas a nos ajudar para alcançarmos nossos sonhos.

Agora, desafio você, querido leitor,  a escrever dez sonhos que gostaria de realizar em sua vida. Escreva, antes de finalizar a leitura.

Depois de anotar, reflita e responda as questões abaixo:

1 – Enumere pelo menos cinco desafios que já superou na vida.

2 – Houve pessoas e/ou profissionais que lhe ajudaram? Quem?

3 – Agora pense em quais sonhos você deseja alcançar em 2017, 2021,2026 e ….

4 – Quais  pessoas e/ou profissionais podem  ajudar?

5 – Quais pessoas acreditariam na sua capacidade para realizar seus sonhos? [Essas pessoas podem estar vivas ou não?].

6 – Esses sonhos realmente combinam com seus valores e princípios? [Esse item é  muito importante].

Espero que esse artigo tenha lhe motivado a ir atrás dos seus sonhos e que você possa ajudar os que lhe rodeiam a alcançar seus sonhos também.

E, para finalizar, vou escrever um trecho da música do Gonzaguinha que ficou muito em minha mente esse ano. Um ano em que superei desafios enormes, enfrentei meus medos e contei com inúmeras pessoas e profissionais para me ajudar.

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a certeza de ser um eterno aprendiz…”

Feliz 2017

Que seus sonhos se tornem realidade!

Ana Lúcia da Costa Rafael – Coordenadora, é Psicóloga Clínica, terapeuta familiar, casal e individual. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP, pós-graduada pela PUC/SP em terapia familiar, casal e individual. Ministra palestras e cursos para pais, educadores e psicólogos. Articuladora da APTF [Associação Paulista de Terapia]. Formada pelo Programa Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas/Houston Galbeston Institute [Texas] e Taos Institute [Novo México].

Sobre Clínica Bem Estar

A clínica Bem-Estar existe há mais de 20 anos e foi idealizada pelas psicólogas Silvia Gonçalves Compri e Irmã Lais Soares. Atualmente, a equipe é composta por quatro profissionais: Ana Lúcia da Costa Rafael, Adriana Pereira Rosa Silva, Flávia Lima Morgon e Patricia Galo Firmino. As psicólogas atendem crianças, adolescentes e adultos em sessões individuais, familiar e de casal, trabalhando na abordagem sistêmica, acreditando numa mudança paradigmática, onde os processos relacionais assumem significativa importância nos atendimentos e na evolução das pessoas que as procuram. Também ministram palestras, cursos para pais, professores e profissionais da área. Desenvolvem projetos sociais, consultoria e supervisões clínicas. A equipe tem como meta tornar-se um centro de referência em atendimento e formação na área da Psicologia.

Confira Também

5-factos-que-ninguem-conta-sobre-a-depressao-e-precisas-saber

Como pais devem lidar com os 50 desafios macabros do jogo Baleia Azul

Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo no momento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *