Quinta-feira , 21 Setembro 2017
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O que comer?

A alimentação antes e depois da atividade física é muito importante para o organismo. Mas ainda existem algumas pessoas que acreditam que o jejum antes e, após o exercício, é ideal para perder peso. Essa teoria é errada.

Como você se alimenta antes da atividade física?

Para dar continuidade aos temas relacionados com o verão e o emagrecimento, escrevo hoje sobre a importância da alimentação pré e pós-treino.

Nosso corpo precisa de energia para realizar movimentos. Durante a atividade física, nosso organismo necessita de muito mais energia do que a exigida normalmente. Mesmo em atividades leves, para que organismo possa funcionar normalmente e para que você tenha um bom desempenho no exercício, a alimentação é fundamental.

Para quem irá fazer exercícios antes do café da manhã é necessário fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para o exercício. Prefira alimentos com alto índice glicêmico como: pão, bolo, banana, mel, granola e frutas secas.

Já quem se exercita após o café da manhã e/ou tarde ou após o almoço, prefira alimentos com baixo índice glicêmico, como: pão integral, arroz integral, batata doce, salada de frutas acompanhada de cereais, linhaça, quinoa.

É importante ter consciência que nosso corpo não pode se exercitar após um jejum de 3 horas.

Durante a atividade física é necessário beber bastante água. Recomenda-se 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade física. Durante o exercício, além da perda de água, existe também uma diminuição nas reservas energéticas e um desgaste nas fibras musculares. Por isso, recomenda-se comer até 30 minutos após a atividade física.

O ideal é consumir um carboidrato de baixo índice glicêmico [pão integral, batata doce ou arroz integral] combinado com uma proteína [queijo, atum, peixe ou frango].

Mesmo que você pretenda ganhar massa, é melhor seguir essa combinação ao invés de ingerir apenas proteínas.

O verão está aí e eu estou te dando dicas de como se preparar para ele. Preste atenção nos seus treinos e tenha mais cuidado na hora de fazer suas escolhas alimentares. Tenho certeza que se você seguir essas dicas terá grandes resultados.

Um beijo e até semana que vem!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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