Quarta-feira , 22 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / O que comer?

O que comer?

A alimentação antes e depois da atividade física é muito importante para o organismo. Mas ainda existem algumas pessoas que acreditam que o jejum antes e, após o exercício, é ideal para perder peso. Essa teoria é errada.

Como você se alimenta antes da atividade física?

Para dar continuidade aos temas relacionados com o verão e o emagrecimento, escrevo hoje sobre a importância da alimentação pré e pós-treino.

Nosso corpo precisa de energia para realizar movimentos. Durante a atividade física, nosso organismo necessita de muito mais energia do que a exigida normalmente. Mesmo em atividades leves, para que organismo possa funcionar normalmente e para que você tenha um bom desempenho no exercício, a alimentação é fundamental.

Para quem irá fazer exercícios antes do café da manhã é necessário fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para o exercício. Prefira alimentos com alto índice glicêmico como: pão, bolo, banana, mel, granola e frutas secas.

Já quem se exercita após o café da manhã e/ou tarde ou após o almoço, prefira alimentos com baixo índice glicêmico, como: pão integral, arroz integral, batata doce, salada de frutas acompanhada de cereais, linhaça, quinoa.

É importante ter consciência que nosso corpo não pode se exercitar após um jejum de 3 horas.

Durante a atividade física é necessário beber bastante água. Recomenda-se 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade física. Durante o exercício, além da perda de água, existe também uma diminuição nas reservas energéticas e um desgaste nas fibras musculares. Por isso, recomenda-se comer até 30 minutos após a atividade física.

O ideal é consumir um carboidrato de baixo índice glicêmico [pão integral, batata doce ou arroz integral] combinado com uma proteína [queijo, atum, peixe ou frango].

Mesmo que você pretenda ganhar massa, é melhor seguir essa combinação ao invés de ingerir apenas proteínas.

O verão está aí e eu estou te dando dicas de como se preparar para ele. Preste atenção nos seus treinos e tenha mais cuidado na hora de fazer suas escolhas alimentares. Tenho certeza que se você seguir essas dicas terá grandes resultados.

Um beijo e até semana que vem!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Solange Chiorato escolheu a área clínica para ter contato direto com as pessoas

Nutrição, ferramenta salutar da vida

Ainda hoje há uma grande parte da população que busca orientação nutricional voltada mais para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *