Sábado , 19 Agosto 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Óleo de coco – Parte 2

Óleo de coco – Parte 2

No artigo anterior, apresentei por meio de uma entrevista, os benefícios do óleo de coco. Hoje, apresento mais um pouco sobre a minha conversa com as nutricionistas: Aline Coelho, Karina Lopes e Renata Rossi.

O óleo de coco, apesar de ser uma gordura saturada, era apontado como a opção mais saudável na cozinha. O que você acha das polêmicas ocorridas recentemente com relação ao uso desse produto?

Segundo Aline: “o maior problema é que as pessoas querem resultados imediatos e idolatram um só alimento, que no olhar da nutrição, o fato de conseguir alcançar um objetivo, se deve a um conjunto de fatores a ser mudado. Por exemplo, se você está fazendo uma dieta com baixo carboidrato e utilizando o óleo de coco para se manter energizado, na ausência das calorias de açúcares e amidos, é bem possível que o seu corpo perca excesso de peso. Mas, se você está praticando uma dieta comum [com bolos, cookies, barrinha de cereal e um ocasional fast food] e, acrescenta óleo de coco na sua dieta. De fato, não há chances de eliminar excessos”.

Já Karina acredita que: “com as descobertas dos malefícios da gordura trans, a indústria alimentícia vem buscando alternativas para o preparo de alimentos. Uma das alternativas tem sido o uso de óleo de coco. Como se sabe, a retirada da gordura trans traz benefícios no perfil lipídico e no risco cardiovascular. No entanto, não se sabe se a substituição da gordura trans por gordura saturada, principal fonte de gordura do óleo de coco, poderá ser benéfica. Sabemos que gordura saturada está associada à elevação do colesterol total”.

Renata afirma que: “ele continua sendo uma opção muito saudável”.

Ele ainda é a melhor opção?

Renata declara o seguinte: “a melhor opção para quase todos os pacientes menos os que possuem problemas como esteatose hepática [a famosa gordura no fígado]. Também devemos levar em consideração a condição financeira e o paladar do paciente, gosto de usar este exemplo sempre: entre margarina e manteiga = melhor opção manteiga. Entre manteiga e azeite extra virgem = melhor opção azeite. Entre azeite extra virgem e óleo de coco = melhor opção óleo de coco”.

Já Karina diz que: “o uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas [como oliva, canola e linhaça] com moderação, é preferível para redução de risco cardiovascular”.

Para Aline ele é ainda a melhor opção, desde que: utilizado na quantidade certa, momentos certos e dependendo, é claro, do objetivo da pessoa”.

Como podemos observar, não existe milagre quando o assunto é emagrecimento. Também não existem alimentos mágicos que se consumidos nos liberam para abusar de outros alimentos. Este é o caso do óleo de coco. A seguir acompanhe três receitas com óleo de coco que as nutricionistas sugeriram para que você possa inovar na cozinha.

Karina Lopes

Sorvete de chocolate com banana e óleo de coco

Ingredientes:

3 Bananas maduras congeladas

1 colher (chá) de Cacau puro

1 colher (sopa) de Óleo de coco

4 colheres de sopa de Leite de Coco ou Iogurte Natural

Modo de preparo:

Congele uma banana madura e corte-a em pedaços. Acrescente os demais ingredientes. Bata tudo com um processador até ganhar a consistência de sorvete.

Pão de banana

Ingredientes:

1 ¼ xícara de aveia em flocos

1 ¼ xícara de oleaginosas: castanha de caju, nozes e para

1 ¼ xícara de farinha de trigo

3 bananas bem maduras

¾ xícara de leite desnatado ou vegetal

3 colheres de sopa de óleo de coco

½  xícara de açúcar mascavo

1 colher de chá de canela em pó

¾ colher de chá de sal

2 colheres de sopa de fermento em pó

1 ovo

2 colheres de sopa de mel (opcional)

Um pouco de manteiga para untar a forma

Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha os ingredientes secos e misture, depois aos poucos adicione o óleo, ovo, bananas, mel e o leite. Amasse bem, por último o fermento em pó. Coloque em forma de bolo inglês e leve ao forno pré-aquecido. Por 30 minutos.

Renata Rossi

Pasta de coco funcional

Perfeita para remover patógenos do intestino.

Ingredientes:

300ml de água de coco

300ml de coco ralado (natural)

100ml de óleo de coco

200ml de leite de coco

Modo de preparo:

Bater tudo e acomodar em cubos de gelo. Levar ao congelador por 12 horas. Diariamente acrescente de 2 a 3 cubos desta pasta em alguma bebida, seja no seu suco detox ou no café.

Aline Coelho
Brigadeiro de batata doce

2 batatas doce média cozida e amassada ( cozinhe no vapor)

2 col. de sopa de cacau em pó

1 col de sopa de açúcar de coco

1 col de sopa óleo de coco

Modo de preparo:

Misture tudo na panela e leve ao fogo médio até que a mistura comece a desgrudar da panela. Despeje em um prato e deixe esfriar por completo. Confete de acordo com sua preferência, avelã, nozes, coco ralado, ou cacau em pó.

Bolo de frigideira

2 ovos inteiros

1 col. de sopa de farinha de coco

½ col de sopa de óleo de coco

1 col. de cha de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata bem todos os ingredientes, unte uma frigideira com óleo de coco e adicione a mistura. Tampe a frigideira e deixe em fogo baixo, quando estiver quase seco, vire e doure o outro lado. Finalize com canela em pó.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Foto: Lucas Góis

Nós somos o que comemos

A nutrição, cada vez mais, traz novidades que, após 40 anos de vivência, levam muito ...

Um comentário

  1. Se você já tentou variados métodos perder peso e também nunca
    obteve resultado, Super Slim X é possível que ser solução.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *