Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Os Desequilíbrios do CORPO

Os Desequilíbrios do CORPO

Durante o dia, desenvolvemos inúmeras tarefas. Passamos muito tempo sentados, descansamos pouco e descuidamos da postura. Uma ‘dorzinha’ nas costas no final do dia passa a ser comum. Tudo isso acontece porque geramos um desequilíbrio na nossa musculatura. Mas calma. Isso tem solução.

Algumas semanas atrás, falei sobre a importância do Pilates na gestação. Hoje, falarei sobre a importância do Pilates no combate as dores e desequilíbrios musculares. Para escrever sobre o tema, conversei com o professor Keyner Luiz do grupo Voll Pilates.

Ele respondeu as seguintes perguntas:

F- Quais os benefícios do método Pilates no tratamento de problemas na coluna?

K- Os princípios do método fazem que o movimento seja executado com excelência, melhorando muito qualquer tipo de dor como por exemplo:

  1.      Melhora do equilíbrio corporal;
  2.      Melhora da qualidade do movimento;
  3.      Melhora da postura;
  4.      Melhora da força no centro do corpo;
  5.      Melhora da consciência corporal;
  6.      Melhora da mente;
  7.      Melhora da musculatura respiratória;

F- Qualquer pessoa, com qualquer tipo de dor pode começar um programa de Pilates ou é preciso uma avaliação médica antes?

K- Normalmente, para corrigir um problema de dor é preciso reorganizar o funcionamento do corpo e, para isso, não precisa ir antes ao médico. É claro que a opinião de um médico é muito importante, mas não precisa esperar para começar a corrigir o problema. Para as pessoas irem ao médico, elas precisam ir caminhando ou fazendo algum tipo de exercício como: sair e entrar no carro, subir escada e sentar na cadeira.

F- Após a melhora da dor, é preciso continuar a praticar para que a mesma não volte ou o tratamento é durante um período determinado?

K- A prática do exercício deve ser para sempre. O corpo sempre tende ao desequilíbrio e é com os exercícios orientados que vamos manter ele saudável.

F- Hoje em dia, você observa se existe mais indicações para prática do método ou você acredita que as pessoas ainda têm um certo ‘preconceito’ com isso?

K- Atualmente, muitos médicos indicam o Pilates para o tratamento não só de problemas na coluna como em outras articulações, mas eu acho, que o Pilates poderia ser muito mais reconhecido por ser um método que propicia infinitos benefícios para quem pratica.

Agora, quando você sentir dor nas costas ou um simples incomodo, já sabe que tem tratamento para isso. Basta procurar um profissional qualificado e atencioso e aproveitar dos inúmeros benefícios que o exercício proporciona.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Foto: Lucas Góis

Consciência corporal e autocontrole

Na procura por uma atividade física que beneficie o corpo e a mente, o ser ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *