Domingo , 19 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Os seguidores e as musas

Os seguidores e as musas

Você já ouviu falar das musas fitness? Acompanha alguma delas em seu instagram e, por isso, seguiu alguma dica dada por elas?

As musas fitness são mulheres capazes de mobilizar milhões de pessoas nas suas redes sociais, dando dicas de boa forma e beleza. Elas passam o dia dedicando-se ao corpo como malhação pesada, comida com zero gordura, inúmeros tratamentos estéticos, entre outros.

Sabe-se que a rede social virou uma indústria da propaganda. Hoje em dia, vende-se tudo através dela. E isso não é diferente com as famosas.

Calcula-se que a média de faturamento mensal de uma musa fitness é de R$ 100 mil. Para postar um vídeo com uma determinada roupa ou consumindo algum alimento hipocalórico, elas chegam a cobrar R$10 mil e sem contar que raramente pagam academia, procedimentos estéticos, spa e etc.

Mas não estou aqui para criticar isso e muito menos para questioná-las. Apenas quero abrir uma discussão. Até que ponto vale à pena seguir todos os conselhos dessas mulheres?

Se você é como eu, que acompanha as fotos, vê os posts e depois de minutos nem lembra mais, tudo bem. O problema é que existem pessoas que seguem a risca tudo que é indicado. É aí que quero alertar.

Na breve pesquisa que fiz sobre esse tema, constatei que a maioria das blogueiras fitness não possui formação que condizem com a área de saúde. As mais famosas são advogada, atriz e administradora. Não são nutricionistas, não são profissionais de educação física e também não são fisioterapeutas.

No último dia 09 de janeiro, uma estudante fraturou a coluna realizando um abdominal na academia. Dizem que estava copiando um exercício indicado por uma blogueira.

Li sobre uma jornalista que também fraturou a coluna copiando um exercício de uma musa fitness. Ano passado um suposto professor foi autuado em um parque onde estava dando um treino e o motivo da denuncia foi: não possui formação acadêmica.

O Cref [Conselho Regional de Educação Física] recebe em média cerca de 100 denuncias por mês, todas relacionadas aos exercícios errados que essas pessoas postam.

Quando leio sobre isso fico realmente brava e decepcionada com as pessoas. Concordo que blog, instagram, facebook, entre outros, são nada mais nada menos, que um diário virtual e só acompanha quem quer.

Não entendo como alguém vai seguindo as dicas de outra pessoa sem pesquisar antes. Procurar um profissional que possa confiar é sempre o primeiro passo.

Quer fazer dieta? Procure um nutricionista.

Quer fazer exercícios? Procure um professor formado.

Precisa de algum procedimento estético? Pesquise a formação da pessoa que oferece o serviço.

Assim passamos a ter mais saúde, mais consciência e evitamos possíveis acidentes. Fiquem tranquilos, as musas continuarão empregadas, continuarão dando dicas e indicando lugares. E terão até, menos reclamações referentes às experiências frustradas dos seus seguidores.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Solange Chiorato escolheu a área clínica para ter contato direto com as pessoas

Nutrição, ferramenta salutar da vida

Ainda hoje há uma grande parte da população que busca orientação nutricional voltada mais para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *