GastronomiaMercadoVariedades

Pastelaria Esperança, há 40 anos na vida guaçuana

Décio Neto, o funcionário mais antigo Edson Luís dos Santos e Décio Filho

Ao longo de quatro décadas, histórias se acumularam no balcão da Pastelaria Esperança. “Atualmente, é comum ver um adulto dizer que vinha aqui quando era criança com seus pais e que agora vem com seus filhos”, conta o proprietário da Pastelaria Esperança, Décio Fernandes da Silva Neto, ‘Decinho’, 32.

Hoje a pastelaria é denominada Esperança, conhecida pelos guaçuanos mais antigos como Bar Esperança. “Sob nossa gestão, completaremos 40 anos no próximo mês de outubro”.

Decinho praticamente foi nascido e criado atrás do famoso balcão Bar Esperança. “O ambiente sempre foi totalmente familiar. Aqui já trabalharam meus irmãos, meu sobrinho, minha mãe e durante toda a vida, o meu pai”.

Nome
Seu pai, Décio Fernandes da Silva Filho, 77, morava em Itapira e veio com Gilton Zago – também morador de lá – para conhecer duas lojas que o amigo tinha em Mogi Guaçu.

“Depois de apresentar as lojas, ele comentou com meu pai que tinha um bar tradicional próximo aos seus estabelecimentos à venda. Como meu pai já era do ramo foi conhecer o local. Em 40 minutos de conversa ele comprou o bar”.

Por três anos, o patriarca administrou o bar sozinho. Porém, como o comércio ficava aberto por cerca de 20 horas, ele o vendeu para um grupo de sócios.

“Durante seis meses, meu pai ficou sentado como cliente no bar e olhando quais eram os possíveis erros que o estabelecimento cometia. Então, em 1979, o comprou novamente reassumindo a gestão outra vez sozinho e passou a mudar a característica do ponto. Iniciou ali a transformação de Bar Esperança para Pastelaria Esperança”.

“Esteja próximo de seu público, entenda o que ele realmente
busca em sua empresa e melhore isso a cada dia”

Tradição
Ele acredita que o maior diferencial da empresa é porque sempre teve um integrante familiar presente à frente da administração.

“Criamos laços de amizades e carinhos com os clientes. Gostamos de chamá-los pelo nome, decorar suas preferências e trejeitos de cada um, para assim, demonstrarmos o quanto são importantes para nós”.

O café da manhã na pastelaria com certeza é um dos hábitos mais marcantes. “Deve ser pelo fato das pessoas estarem começando o seu dia e com a energia ainda ótima. Todos vêm tradicionalmente aqui para prosear. Tinha a geração do meu pai que se manteve e acredito que já criei a minha clientela desse horário. Ou seja, ambas acabam interagindo entre si”.

Para o proprietário, esse comportamento fideliza os clientes. “Gostamos da interação, acreditamos que conversas de balcão geram grandes amigos, novas oportunidades e as famosas cunhas para os apertos da vida. Além dessa política, prezamos muito pela qualidade incomparável dos produtos”.

E em termos de produtos, o mais tradicional é sem dúvidas o café que demonstra bem a ideia de tradição da empresa. “Nosso café vem em grãos, moemos na hora e usamos o costumeiro coador de pano. O cheiro dele sendo moído e depois da mistura filtrando no coador é inesquecível. O cliente assiste a esse ritual, que geralmente combina com uma boa prosa”.

Outros 40
Os planos para os próximos anos são ousados. “Quero explorar campos que nunca tentamos e começamos recentemente com o delivery. Planejo ainda um food truck para atendimentos atípicos e fora da loja. E para a nossa tradicional pastelaria estamos organizando uma grande reforma”.

Pastelaria Esperança
Rua Antonio Teixeira, 12,
Centro – Mogi Guaçu – SP
(19) 3861.0524

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close