Quinta-feira , 21 Setembro 2017
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Pilates e corrida: um casamento perfeito

Sempre falo aqui sobre os benefícios do Pilates.

Mas você realmente sabe o que é Pilates?

Pilates é um método de exercício físico criado pelo alemão Joseph Pilates. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

A técnica prioriza o equilíbrio, não deixando nem um grupo muscular sobrecarregado através de seis princípios: centro de força, concentração, controle, fluidez de movimento, precisão e respiração.

O Pilates pretende devolver ao homem uma movimentação mais consciente. Os exercícios são focados na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade.

E quanto à corrida, você sabe quais são os benefícios?

O corredor aumenta o número de artérias e de hemácias, e isso, também aumenta a quantidade de sangue e, consequentemente, a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células. Essa mudança gera um menor batimento cardíaco e uma diminuição na pressão arterial.

O coração e as artérias são músculos, portanto, a corrida tem adaptações benéficas contra doenças cardíacas. A corrida diminui o número de colesterol ruim. Por ser um esporte de impacto, a corrida provoca um aumento da massa óssea, prevenindo e ajudando no tratamento da osteoporose. Para saúde, correr é um santo remédio.

Um dos benefícios da prática é usar gordura como fonte de energia, ou seja, correr emagrece. Mas não é só isso, por liberar endorfina, outro fator benéfico da corrida é a parte psicológica, pois, aumenta a autoestima, diminui o estresse, a ansiedade e o risco de depressão, além de causar uma sensação de bem-estar.

Você já pensou em aliar as duas técnicas?

Quando combinamos o treino de duas ou mais técnicas, nosso corpo só tende a ganhar. A corrida é um exercício repetitivo, que precisa de muito controle e postura. Um dos principais problemas relacionados à prática de corrida é a sobrecarga das articulações, principalmente, joelho, tornozelo e quadril.

O pilates pode ser incluído no treinamento de corredores, tanto para potencializar o desempenho como para prevenir lesões. Destaco alguns benefícios da prática de pilates para quem corre:

  •  fortalece e estabiliza os músculos do ‘core’ – conjunto de músculos responsáveis por manter a postura e o equilíbrio -;
  •  tonifica e dá resistência;
  •  diminui o impacto nas articulações;
  •  aumenta a flexibilidade;
  •  ajuda na concentração e respiração;
  •  melhora o desempenho;
  •  previne lesões;

Se você é adepto de uma das modalidades, aconselho combinar as duas. Depois me conte sobre as melhoras que obteve.

Um abraço, bons treinos e até a próxima semana!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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