Quarta-feira , 22 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Pilates e corrida: um casamento perfeito

Pilates e corrida: um casamento perfeito

Sempre falo aqui sobre os benefícios do Pilates.

Mas você realmente sabe o que é Pilates?

Pilates é um método de exercício físico criado pelo alemão Joseph Pilates. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

A técnica prioriza o equilíbrio, não deixando nem um grupo muscular sobrecarregado através de seis princípios: centro de força, concentração, controle, fluidez de movimento, precisão e respiração.

O Pilates pretende devolver ao homem uma movimentação mais consciente. Os exercícios são focados na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade.

E quanto à corrida, você sabe quais são os benefícios?

O corredor aumenta o número de artérias e de hemácias, e isso, também aumenta a quantidade de sangue e, consequentemente, a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células. Essa mudança gera um menor batimento cardíaco e uma diminuição na pressão arterial.

O coração e as artérias são músculos, portanto, a corrida tem adaptações benéficas contra doenças cardíacas. A corrida diminui o número de colesterol ruim. Por ser um esporte de impacto, a corrida provoca um aumento da massa óssea, prevenindo e ajudando no tratamento da osteoporose. Para saúde, correr é um santo remédio.

Um dos benefícios da prática é usar gordura como fonte de energia, ou seja, correr emagrece. Mas não é só isso, por liberar endorfina, outro fator benéfico da corrida é a parte psicológica, pois, aumenta a autoestima, diminui o estresse, a ansiedade e o risco de depressão, além de causar uma sensação de bem-estar.

Você já pensou em aliar as duas técnicas?

Quando combinamos o treino de duas ou mais técnicas, nosso corpo só tende a ganhar. A corrida é um exercício repetitivo, que precisa de muito controle e postura. Um dos principais problemas relacionados à prática de corrida é a sobrecarga das articulações, principalmente, joelho, tornozelo e quadril.

O pilates pode ser incluído no treinamento de corredores, tanto para potencializar o desempenho como para prevenir lesões. Destaco alguns benefícios da prática de pilates para quem corre:

  •  fortalece e estabiliza os músculos do ‘core’ – conjunto de músculos responsáveis por manter a postura e o equilíbrio -;
  •  tonifica e dá resistência;
  •  diminui o impacto nas articulações;
  •  aumenta a flexibilidade;
  •  ajuda na concentração e respiração;
  •  melhora o desempenho;
  •  previne lesões;

Se você é adepto de uma das modalidades, aconselho combinar as duas. Depois me conte sobre as melhoras que obteve.

Um abraço, bons treinos e até a próxima semana!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Solange Chiorato escolheu a área clínica para ter contato direto com as pessoas

Nutrição, ferramenta salutar da vida

Ainda hoje há uma grande parte da população que busca orientação nutricional voltada mais para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *