GeralMercadoVariedades

Por que saber inglês se tornou tão importante?

Pode-se dizer que a língua inglesa é imprescindível nos dias atuais devido a globalização. Esse mundo conectado no qual vivemos, faz com que a aprendizagem de outro idioma se torne algo fundamental principalmente se esse idioma for o inglês, já que o dialeto é a língua internacional dos negócios, dos estudos, das viagens e da comunicação com o mundo todo.

Todos os dias convivemos com uma série de palavras em inglês, daí percebemos a importância e a influência que a linguagem exerce sobre a nossa cultura. Note quantas palavras em inglês usamos em nosso cotidiano: jeans, shopping center, sale, pet shop, lan house, pit stop, pen drive, notebook, laptop, internet, vídeo game, web site, windows, word, download, delivery, baby, fast food, ifood, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog, milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness, crazy, show, rock, design, Facebook, entre outras.

No mercado de trabalho, o inglês é atributo essencial para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. Você já ouviu alguém dizer: “perdi a oportunidade, porque não tenho fluência no inglês?”.  Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber inglês, já é um diferencial em seu currículo.

Apesar de haver muitos profissionais com inglês no currículo, a maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, portanto, ter destreza nesta língua ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos.

Por isso, se o candidato coloca nota do TOEFL [Test of English as a Foreign Language] no currículo, já está na frente de muitos candidatos, pois o teste comprova internacionalmente o nível de fluência no inglês. Existem pesquisas salariais que revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de até 30% maior em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma.

“A aprendizagem de um novo idioma
tem que ocorrer de forma gradual e intuitiva”

Portanto, se você quer entrar no mercado de trabalho e ganhar bem ou se preocupa com o futuro do seu filho(a), invista em aprender de verdade o inglês ou outra língua estrangeira. Devido ao Mercosul [Mercado Comum do Sul], o espanhol também tem ganhado bastante importância nos últimos anos.

Além de trabalho e palavras usadas no dia a dia, temos as oportunidades de conhecer diferentes lugares ou você não acha isso importante? Hoje temos as milhas, aluguel de quartos por aplicativos, intercâmbios e promoções de viagens. Mesmo com as constantes flutuações da valorização do Real, há cada vez mais possibilidades para viajar para o exterior e passar pela experiência única de conhecer novos países.

E também o crescimento pessoal, pois aprender é sempre algo fascinante e muito benéfico – nos mais diversos sentidos –. E não tem como escapar: o inglês está presente na vida de todos nós, em maior ou menor grau, mas sempre presente.

Algumas pessoas perguntam: “qual a melhor idade para aprender um novo idioma?”. Eu sempre digo que na verdade, não existe uma idade exata e mais eficaz. O desenvolvimento do cérebro é contínuo e pensando no desenvolvimento infantil, a capacidade que o cérebro tem de formar novos caminhos e se adaptar a novas situações, é muito maior quando a criança ainda é pequena, mas não quer dizer que os mais velhos terão mais dificuldade, porque tudo depende da maneira como esse aprendizado irá ocorrer.

A aprendizagem de um novo idioma tem que ocorrer de forma gradual e intuitiva, seguindo o método natural do aprendizado: ouvindo, entendendo e falando, depois lendo e então escrevendo. Sem tradução!

Ou seja, se quiser se incluir em um mundo altamente globalizado e conectado, não deixe de entender a importância de aprender inglês. Ele já faz parte do seu dia a dia!

Perfil
Lidia Maria Barzsina, 37, é diretora do CCAA. A empresária é graduada em Psicologia pela FMPMM [Faculdade Municipal Professor Franco Montoro] e em Inglês pelo Mesa College San Diego – Califórnia [Estados Unidos]

CCAA – Centro de Cultura Anglo Americana
Endereço: Rua Santa Júlia, 299
Centro – Mogi Guaçu – SP
(19) 3861.65691 / (19) 99287.4118
E-mail: ccaamogiguacu@hotmail.com 

Tags
Mostrar mais

Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close