Quarta-feira , 22 Novembro 2017
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Por uma vida mais saudável

Uma das estações mais linda do ano chegou: a primavera. As árvores ficam mais floridas, a temperatura começa a subir e o sol brilha mais forte. Com tantas coisas boas assim na rua, não dá vontade de ficar em casa.

Uma bela combinação com a estação mais florida do ano é a bicicleta. Não seria nada mal tirar a poeira da ‘magrela’ que está esquecida no fundo do quintal e sair por aí.

Por ser uma atividade aeróbica, pedalar gasta energia, queima gorduras e promove a conhecida sensação de bem estar. Esses benefícios são mais que conhecidos. Mas, sair por aí ‘pilotando’ uma bicicleta traz outras recompensas.

A bicicleta é 30 vezes mais barata que um carro popular. Sem contar que não tem o gasto com o combustível. Quem costuma usar a bicicleta como meio de transporte fica livre de congestionamentos e, ainda, tem a possibilidade de estacionar em qualquer lugar.

Muitas cidades estão construindo ciclovias para incentivar os moradores a usarem a ‘bike’ como meio de transporte, principalmente para se deslocarem de casa para o trabalho todos os dias. Além de economizar com o transporte público, as pedaladas diárias permitem sentir a brisa, observar melhor a cidade e começar o dia sem estresse.

Para algumas pessoas é inviável se transportar dessa maneira. Sem problemas. Andar de bicicleta pode ser um ótimo passeio de fim de semana, além de proporcionar momentos com a família, já que pedalar não depende da idade.

Para quem se animou com essa ideia pode começar a preparar o capacete, o tênis, a garrafa de água e uma mochila para levar os pertences nas costas para não prejudicar a coluna.

Se ainda não possui bicicleta e precisa comprar uma, siga para uma loja especializada. Lembre-se de perguntar-se qual o seu objetivo com o equipamento:

Usar apenas de fim de semana?

Usar para trabalhar?

Usar para treinar?

Só assim, o vendedor poderá orientar qual o melhor modelo para você.

Alguns cuidados básicos são essenciais para iniciar a prática, como por exemplo, a altura do banco. Regular o banco para que na fase de extensão o joelho não fique dobrado demais e nem totalmente esticado. Pedalar com os joelhos voltados para frente ajudará a mantê-los saudáveis.

Com tantas dicas boas e com o dia lindo lá fora, fica cada vez mais difícil encarar o congestionamento e o estresse do trânsito.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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