Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Promessa de Ano Novo

Promessa de Ano Novo

O ano começa e junto dele, as promessas. A mais comum de todas que já virou um clichê é: emagrecer e ter hábitos mais saudáveis. E aí, entra a atividade física.

Tirar o corpo da inércia parece uma tarefa fácil, mas só na teoria. Na prática, fazer uma atividade física é um hábito difícil de conquistar para algumas pessoas.

Eu, como sou muito ativa, sempre me questiono: como as pessoas conseguem ser sedentárias? Por que é tão difícil colocar a prática de exercícios na rotina? Tenho algumas respostas.

Concluo que sempre é mais difícil chegar à academia do que a aula em si. A preguiça, o sono, o estresse do trabalho são caprichos que criamos. Uma vez que essa barreira é vencida a sensação muda.

Com 15 minutos de aula a pessoa já começa a se sentir melhor e no final da mesma vem aquela deliciosa sensação de dever cumprido.

Sabemos que continuar a prática por mais de três meses também é uma difícil tarefa. E, para isso, sempre pergunto se a pessoa não está fazendo mais do que realmente aguenta?

É melhor fazer exercícios duas vezes por semana no início e não faltar, do que, começar com três ou quatro vezes semanais e sempre se ausentar um ou dois dias na semana.

Uma aula que exige muito além da capacidade do aluno também atrapalha. Muitas vezes o cansaço pós-treino faz com que a pessoa não tenha ‘forças’ para voltar na próxima aula.

Lembre-se: no início menos é mais.

Depois dos dois ou três primeiros meses, o organismo já começa a se acostumar com a prática, aí sim, é hora de aumentar o número de aulas e de exigir mais durante a mesma. Enfim, criar o hábito diário como ‘escovar os dentes’.

Claro que para ter uma vida mais saudável é preciso muito mais do que praticar uma atividade física, mas falaremos sobre o assunto em outra oportunidade.

Fui convidada para ser colaboradora da O Pólo e a partir de hoje passo a assinar esta coluna, comentando e dando dicas sobre comportamento e saúde. Volto aqui na semana que vem para outro bate-papo, e assim, debatermos mais um hábito.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

desorganizac3a7c3a3o-pic

Vamos parar de acumular tarefas desnecessárias?

Você já parou para pensar na quantidade de tarefas que faz no seu dia-a-dia? Já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *