Quarta-feira , 18 Outubro 2017
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Rápido e eficaz

Se você é uma pessoa que tem o hábito de se exercitar, principalmente fazendo exercícios aeróbicos, já deve ter ouvido falar sobre HIIT.

Você sabe o que é HIIT?

Sabe para que funciona?

HIIT é abreviação em inglês de High Intensive Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Como o próprio nome sugere, são exercícios intensos realizados em um curto período de tempo com intervalos de descansos.

Mas, qual é a vantagem de treinar dessa maneira? As vantagens são muitas, mas a principal que está fazendo com que o HIIT se torne o queridinho dos esportistas é a queima de gordura. Ou seja, ‘adeus barriguinha’.

Usado principalmente em exercícios aeróbicos como correr, caminhar, remar, nadar, entre outros, o HIIT tem duração curta e intensidade alta. Mas, se o atleta preferir pode ser aplicado em exercícios como flexões, prancha, abdominais e etc. Além disso, é realizado onde o praticante preferir. Seja ao ar livre ou em aparelhos, a prática traz vários benefícios, veja comigo:

  • Treinos curtos e eficientes: bastam 15 minutos de exercícios de três a quatro vezes por semana. Não é milagre, é treino de alta intensidade. Basta estar disposto a suar a camisa.
  • Queima mais gordura: os exercícios intensos tem a capacidade de queimar gordura no período pós-exercício. Ou seja, depois de treinar seu corpo continua queimando as moléculas de gordura. Por isso que treinos intervalados de alta intensidade são melhores que treinos aeróbicos longos em uma intensidade mais moderada.
  • Melhora a capacidade cardiovascular: por ser de alta intensidade e de curta duração, o praticante consegue exigir um esforço maior do coração. Estou falando daquele momento que o coração bate forte e você está sem fôlego. Por durar poucos minutos, é possível trabalhar nesta intensidade. E sabe o que você ganha com isso? Aumento do fôlego em exercícios aeróbicos com maior tempo de duração. Pois é, não é só para emagrecer que o HIIT é indicado.
  • Não precisa de equipamento: você pode treinar onde estiver, seja na praia, no parque ou em casa. Se preferir pode pedalar, nadar, pular corda ou realizar exercícios com o peso do corpo.  Você só precisa ter disposição.
  • Queima de gordura: se aliado com exercícios de resistência muscular, o HIIT pode levar a queima de gordura e não de massa muscular.
  • Aumenta o metabolismo: pesquisas provaram que o hormônio HCG [Hormônio do Crescimento] é aumentado quando se pratica treinos intensos. Ou seja, aumenta a queima calórica e retarda o envelhecimento.

O que você achou dos benefícios do treinamento?

Precisa de mais?

Se você ainda precisa se convencer, eu te dou mais um motivo: o treino nunca é monótono. Por durar pouco tempo e trabalhar intensidades diferentes, você se cansa fisicamente, mas o treino está longe de ser chato.

Não existe um treino pronto para você seguir. Como sempre digo aqui, treinar não é seguir uma receita de bolo e pronto. Existe um tipo de treinamento para cada tipo de pessoa. O HIIT pode ser aplicado para iniciantes e para pessoas que estão em um nível mais avançado de treinamento. Mas isso é assunto para um próximo artigo.

Se você se interessou e quer começar a praticar fale com seu professor.

Eu volto aqui semana que vem. Até lá.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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Um comentário

  1. Adorei. Estou esperando meu treino.

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