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Tecnologia: DNA da ferramenta de inovação

O termo tecnologia criativa surgiu nas agências de publicidade, com recursos e ferramentas modernas cada vez mais próximas do cotidiano das pessoas. Muito do que estas empresas criavam para os anunciantes passou a exigir o suporte de hardware e software.

“No momento, o conceito vai além da publicidade e união entre criatividade, tecnologia e negócios. Transformou-se na engrenagem principal tanto para startups quanto para organizações dos mais variados setores que buscam a inovação,” explica Gabriel da Costa Rafael, 24, sócio da Öküs Capital, que presta assessoria de investimentos, sendo um agente autônomo da XP Investimentos.

Em 2015, a Öküs Capital foi fundada em Poços de Caldas [MG] por um dos sócios de Gabriel Rafael, e no início de 2016, o jovem empreendedor associou-se a empresa para expandir a operação para Mogi Mirim e região.

“Ela foi criada devido a uma carência muito grande de assessoria de investimentos nas regiões em que atuamos. E o trabalho que realizamos normalmente só é acessível nos grandes centros e com altos valores iniciais para começar a receber um atendimento de qualidade. Hoje, atendemos clientes a partir de R$100.000,00, e dando um atendimento mais completo a partir dos R$300.000,00”, comenta.

Idealista
Pela origem da palavra diz que: ‘é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência, não enxergando apenas o presente, mas também o futuro. É capaz de prever tendências e antecipar mudanças, em vez de ser atropelado por elas’.

Criar um conteúdo e investir em publicações voltadas para o engajamento pode ajudar a conquistar um público mais exigente. Sobre isso, diz que “eu acredito que sim. Principalmente, para os novos modelos de negócios. Se as pessoas não ouvirem falar do seu produto elas não vão interessar-se e vários destes novos negócios dependem de um grande número de usuários para tornar-se viável. Então, eu diria que a idealismo é um dos fatores mais importantes”.

Tecnologia e indústria criativa
É uma área e um processo que fazem parte do empreendedorismo de Gabriel Rafael todos os dias. E com certeza, são boas auxiliadoras para a sua empresa. Muito do seu negócio é amparado no atendimento ao cliente e, isto, só é possível com tempo. Hoje, o tempo por detraz de todas reuniões e do olho no olho estão em produtos/serviços 100% digitais.

“Sem dúvida, são ramos que vem crescendo muito. São startups 100% focadas em atender empresas de pequeno e médio porte em serviços super específicos”.

E tudo sem comprometer o crescimento ou preço a ser cobrado. “Apesar de terem um porte e segmento de clientes mais restritos, quando você enxerga a escala global que a internet lhe dá, o leque de possibilidades aumenta consideravelmente. Além disso, chega em um certo ponto em que crescer cinco, dez ou 200 vezes por ano não exige muito investimento, pois é um serviço digital”.

Para exemplificar o contexto, conta sobre um caso profissional que envolveu a Öküs Capital. A empresa teve a aquisição de um programa/serviço de CRM [Customer Relationship Management] para gerenciar os contatos com os clientes.

Antes valia tudo, post-it, caderno, planilha ou qualquer coisa que lembrasse de fazer aquela ligação ou enviar aquele e-mail.

Hoje, a empresa tem um programa que faz tudo isso em menos tempo e em uma plataforma unificada onde os gestores tem acesso, facilitando o acompanhamento da rotina comercial da equipe.

“Foi uma virada de chave. Não consigo imaginar a Öküs Capital sem essa ferramenta, que é super simples e custa cinco vezes menos que as voltadas para as grandes companhias e que não nos faria diferença alguma, além do impacto negativo em nossos custos”.

“Aplicações tecnológicas e criativas permitem que as empresas tragam produtos e serviços diferenciados ao mercado”

Segundo ele, o mais interessante de tudo é que na maioria das ocasiões nada de novo é criado, mas sim, melhorado a um ponto em que o ganho de escala com as facilidades torna a empresa mais eficaz.

Cita o Uber e Airbnb como exemplo, quando fala-se de serviços voltados para os clientes finais, que não inventaram o serviço de transporte privado ou o aluguel de temporada, mas simplesmente, criaram um ecossistema amigável ao consumidor, com um poder de escala praticamente infinito, no sentido de que o esforço e investimento para expandir é muito pequeno.

“E isso é basicamente a essência da tecnologia criativa, na qual a ideia principal é criar uma interface de usuário tão agradável que as pessoas que estavam acostumadas com os serviços antigos migrem sem nem olhar para traz. Me diga uma coisa: se tem no Netflix, para que adequar-se ao horário da TV?”.

Naturalmente, os serviços veem gerando polêmica, mas isto, é apenas uma transição. “Até que estas atividades tenham suas devidas regras temos o seguinte cenário: enquanto um taxista ou um empresário hoteleiro [casos do Uber e Airbnb], não tiverem nenhum tipo de movimento contrário, existem dez, mil ou até um milhão de pessoas migrando para o novo serviço digital que atende muito melhor as pessoas”.

Öküs Capital
De uma forma geral, a Öküs Capital tenta redesenhar a relação que as pessoas tem com serviços financeiros, principalmente, investimentos. Para isso, traz uma nova forma de abordagem destes assuntos com os clientes.

“Com investimentos, por exemplo, a gente educa o cliente. Ele não precisa virar um especialista, mas precisa saber o que está fazendo. Isso chama-se venda consultiva. E por incrível que pareça é um ‘game changer’ neste ramo, pois a maioria das pessoas não conhecem os produtos financeiros, e quando elas passam a entender, acabam fazendo as escolhas certas, o que leva a um maior ganho de capital investido e satisfação”.

De acordo com ele, é bem desafiador quando um cliente vem do banco para a plataforma da XP Investimentos. “Ele descobre um mundo totalmente novo, só que este mundo tem tudo a ver com ele, pois independente do perfil do investidor [conservador, moderado ou agressivo], ele tem a disponibilidade de produtos que satisfazem os seus objetivos financeiros com a mesma segurança, só que com maiores rentabilidades, pois os custos normalmente são menores”.

Assim, aliado com todos estes produtos, o investidor tem ainda a figura do assessor de investimentos da Öküs Capital, que está lá para mostrar o caminho e, isso, faz a total diferença, pois o mercado financeiro pode parecer um pouco complexo no começo.

Gabriel Rafael esclarece que depois que o cliente conhece mais sobre o serviço e já escolheu os produtos, o assessor não vai embora e continua na vida do cliente sempre ajudando-o acompanhar sua carteira.

“É uma relação de longo prazo. Como disse anteriormente, toda essa energia que nós direcionamos para o cliente só existe porque temos processos totalmente digitais. A própria plataforma da XP Investimentos é 100% digital e está em constante melhoria para que os clientes tenham maior agilidade e os assessores possam ter mais tempo para fazer o que importa: atender os clientes”.

Gabriel Rafael comenta que o crescimento da Öküs Capital depende e é medido pelo valor dos investimentos sob o comando de sua assessoria em investimentos.

“Terminamos o ano de 2016 com R$ 10 milhões e devemos terminar este com mais de R$ 50 milhões investidos. Para 2018, esperamos chegar em R$ 120 milhões até a metade do ano. Este crescimento estará aliado a equipe atual e entrada de novos profissionais”.

Oküs Investiemntos
Avenida Pedro Botesi, 2.171, 2º Andar, Sala 208,
Jardim Scomparim, Mogi Mirim – SP
(19) 3549.8202 Site: okuscapital.com

 Foto: Lucas Góis
Site: www.lucasgois.com.br

 

 

 

 

 

 

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Flávio Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pucc - Campinas. Editor-Chefe e Repórter da Revista O Pólo - Agência ODBO, é o responsável pela checagem e produção das reportagens e artigos e, também, da edição final da revista. Exerceu a função de Assessor de Imprensa de Gestão Pública e trabalhou em meios de comunicação como o Jornal Gazeta Guaçuana, Jornal Cidade e estagiou na EPTV Campinas.

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