Sábado , 19 Agosto 2017
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TPM

Se você é mulher entende muito bem sobre o assunto que falo hoje. Se você é homem e convive com uma mulher, também está familiarizado com o assunto. A TPM [Tensão Pré Menstrual] é o conjunto de sintomas físicos e psiquiátricos que acometem as mulheres nos dias que antecedem a menstruação

A TPM é causada devido à instabilidade na produção dos hormônios estrógeno e progesterona. Os sintomas mais comuns são: sensibilidade nas mamas, ansiedade, irritabilidade, agressividade, dor de cabeça, cansaço, inchaços devido à retenção de líquido, depressão, vontade de chorar, dificuldade de concentração, entre outros.

Ufa! Com tantos motivos assim, da até para perdoar um exagero aqui, uma crise de choro sem motivo ou uma resposta atravessada. Mas não é sobre os sintomas que vamos discutir e, sim, como fazer para amenizá-los.

Os exercícios físicos ajudam muito nessa fase. E, se eu te pedir para tentar pensar no porque antes de continuar a ler, tenho certeza que você aceitaria.

Sim, a endorfina é uma das explicações. O hormônio diretamente ligado à sensação de prazer e bem estar, mais uma vez mostra que é um grande aliado. Mas não é só isso.

Um estudo realizado pela ‘University of British Columbia’, no Canadá, mostrou que os episódios de dores na mama e irritabilidade diminuíram nesse período em mulheres que praticavam corridas semanais.

Isso ocorre porque o exercício físico aumenta a taxa metabólica e favorece a circulação, ou seja, melhora o transporte de oxigênio e nutrientes essenciais e, desta forma, melhora as funções vitais.

Mas, e as cólicas?

Quando ela ataca, a vontade é de não fazer nada. Mas exercitar a região pélvica proporciona o alívio das dores. E,se tiver uma rotina de exercícios e conseguir fortalecer a região abdominal, verá que com o tempo, as dores tendem a diminuir.

Para diminuir a vontade de comer doces, invista em atividades aeróbicas. Essas atividades diminuem o cortisol, hormônio relacionando ao estresse que pode incentivar o desejo por consumir doces.

Já para a irritabilidade e angústia, dê preferência para atividades como alongamento, relaxamento e ioga.

Agora, se seu problema for dores de cabeça, tome cuidado. O excesso de atividade pode piorar esse sintoma. Prefira uma atividade mais leve nesse caso.

Se você é uma pessoa sedentária, tome cuidado na hora de escolher que exercício praticar. A melhor maneira é ganhar ritmo gradativamente. E, é claro, procure um profissional para te ajudar.

Essas foram minhas dicas para aliviar a TPM.

No mais como mulher, posso te desejar boa sorte!

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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Um comentário

  1. Muitoooo bommm Adorei

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