Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Treinamento funcional funciona

Treinamento funcional funciona

Quem acompanha as redes sociais, a TV e as revistas já deve ter observado o corpo delineado das pessoas famosas. A maioria deles é fruto do treinamento funcional. Mas afinal, o que é e quais os benefícios dessa modalidade tão comentada?

Treinamento funcional são exercícios focados na necessidade do praticante. Elaborados para atingir o objetivo do aluno, seja ele fortalecimento ou queima calórica. Esses exercícios são praticados com o peso do próprio corpo ou utilizam bola, faixas elásticas, bastões, entre outros para realização dos mesmos. Alguns exercícios também são praticados em superfícies instáveis.

No treinamento funcional os músculos são acionados de maneira global e não por grupos musculares. Um único exercício aciona a força dos músculos dos braços, abdômen e pernas.

É o caso da prancha, por exemplo. São treinos dinâmicos e raramente se repetem, por isso, a queima calórica é grande. Além disso, desenvolvem a coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Você pode estar achando que essa modalidade é somente para quem quer perder peso e modelar o corpo. E, é aí que você se engana.

O treinamento funcional auxilia na realização de atividades diárias de forma segura e eficiente. Um exemplo disso é o agachamento. O exercício de agachamento é sempre utilizado nas aulas de funcional e o movimento de agachar é repetido várias vezes durante o dia.

Assim como no Pilates, o core é acionado para realização dos exercícios. O core é formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade – região próxima ao umbigo -. Basicamente, é formado pelos músculos abdominais, da região lombar, quadril e pelve.

Ou seja, o core é responsável pela sustentação e estabilização da maioria dos movimentos do corpo. Por isso, que além de queimar calorias, modelar o corpo, ajudar na realização de movimentos diários, o treinamento funcional também reduz os riscos de lesão. Sendo assim, é uma modalidade esportiva que pode ser praticada em qualquer idade. E claro, sempre com a orientação de um bom profissional.

Se você ficou curioso, procure um profissional e faça uma aula experimental. Uma dica: por ser uma modalidade que exige muitos detalhes na execução dos exercícios, os grupos de alunos devem ser pequenos, assim, o professor consegue dar atenção para todos.

Essa foi minha dica da semana. Um beijo e até a próxima segunda.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

Foto: Lucas Góis

Consciência corporal e autocontrole

Na procura por uma atividade física que beneficie o corpo e a mente, o ser ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *