Domingo , 19 Novembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Vamos juntos?

Vamos juntos?

Foto: Raíssa Campos

Venho sempre falando aqui sobre os benefícios da corrida. Além de trabalhar o corpo, a endorfina liberada após a prática, leva a uma sensação de prazer e bem estar. Meu objetivo como Educadora Física é incentivar a prática de exercícios físicos. E a corrida é um dos exercícios que mais recomendo.

Faço essa recomendação porque correr é simples, basta querer começar. A atividade exige apenas um bom tênis e disposição. Quanto mais vezes você treinar, mais vai gostar de praticar. E não precisa sair correndo uma distância longa em uma velocidade rápida, basta começar intercalando corrida e caminhada (já sugeri esse treino em artigos anteriores).

Com o tempo, talvez, você sinta vontade de participar de uma prova de rua. As provas de rua ganham cada vez mais adeptos. Isso acontece porque você não precisa ser atleta para participar, basta ter condicionamento físico e um pouco de treino. E tudo bem se você precisar caminhar um pouco durante o trajeto, o importante é cruzar a linha de chegada.

Eu sempre participei de provas de corridas, como corredora e também incentivando e treinando meus alunos para elas. A energia desses eventos é contagiante. Os corredores incentivam uns aos outros durante o percurso e as pessoas que estão assistindo também sempre têm uma palavra de apoio. E a sensação de vitória ao cruzar a linha de chegada é indescritível.

No último sábado, 10 de dezembro, aconteceu em Mogi Guaçu a ‘1ª Nigth Run Mundo Natural’. A proposta do evento era incentivar as pessoas a terem uma vida saudável e a participarem de provas de corrida de rua. Além de ser a primeira corrida noturna da cidade, foi a primeira vez que participei da organização de um evento desse porte.

Organizar um evento não é uma tarefa muito fácil. Para isso são necessárias parcerias, patrocínios e, principalmente, apoio da população. Entrei nessa organização por convite de um amigo [Luis Mariano], que idealizou o evento. Junto com mais dois amigos [Márcio Travaglia e Samuel Beatrice] fizemos o evento acontecer.

Pensar no trajeto, elaborar um kit para os atletas inscritos, organizar os pontos de hidratação, a entrega das medalhas, dar suporte antes, durante e depois da prova, tudo isso e muitas outras coisas só são possíveis quando se tem ajuda e apoio da população.

Particularmente fiquei muito feliz com a participação de todos. Conseguimos mobilizar a cidade, tivemos apoio da prefeitura, ajuda de amigos e familiares para dar suporte aos atletas e o mais importante, incentivo de todos os lados. A chuva parecia que iria atrapalhar, mas felizmente, ela só refrescou e deu uma trégua durante a prova. O evento aconteceu e creio que foi um sucesso.

A corrida noturna vem ganhando cada vez mais espaço entre os corredores. Além de correr com um clima agradável, é possível observar a cidade iluminada [especialmente nessa época de Natal], fazer um programa diferente no sábado à noite e também convidar a família e amigos para participarem do agito. Sim, toda corrida é agitada. Música, comida e pessoas felizes sempre estão presentes. E foi nesse clima que nosso evento aconteceu.

O ano está acabando e com ele os eventos de corrida. Mas o próximo ano já está aí para podermos começar tudo de novo.

E você? O que está esperando para começar a participar?

Um beijo e até semana que vem.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

atividades_fisicas_mediz

Como sobreviver sem exagerar

O outono começou e chegou cheio de feriados. E além de serem bons momentos para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *