Quinta-feira , 21 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Vamos parar de acumular tarefas desnecessárias?

Vamos parar de acumular tarefas desnecessárias?

Você já parou para pensar na quantidade de tarefas que faz no seu dia-a-dia? Já sei, você deve estar pensando que isso é novamente um assunto sobre como é tão difícil equilibrar as obrigações pessoais, com as obrigações profissionais e ainda ter tempo para o lazer.

Na verdade é mais ou menos isso. Mas, não se trata apenas de discutir a quantidade de tarefas que temos na vida, mas sim, a melhor maneira de organizá-las. E, pode ter certeza, que esse texto não se trata de uma lista de obrigações que vão sendo ticadas no fim da semana. Então, vamos começar.

Primeiramente é preciso enxergar o projeto todo.

Como?

Eu explico.

Pense no que você está planejando, seja profissionalmente ou pessoalmente, ou, até mesmo, as duas coisas. Mas, não pense nos pequenos passos que você quer dar antes de chegar até lá. Pense no projeto concluído.

Quando você tem a imagem de onde você quer chegar, fica mais fácil definir por onde começar.  É um plano, o seu plano. E, após definido esse plano, é preciso eliminar tudo que não faz você caminhar na direção dele.

Eu esclareço.

Imagine que seu plano é construir uma casa. Em seguida, observe quais são suas tarefas no dia-a-dia. Tente eliminar o que não te faz chegar perto do seu plano.

Eu ajudo de novo.

Vamos continuar no exemplo da construção da casa.

Trabalhar te aproxima do seu plano?

Sim, porque é dessa maneira que você guarda dinheiro.

Ficar com sua família te aproxima do seu plano?

Sim, porque sem família a casa não teria sentido.

Comprar um carro novo te aproxima do plano?

Não. Na verdade te afasta, pois você poderia usar o dinheiro para o plano.

Ficar sentado no sofá te aproxima do seu plano?

Não. O que te aproxima é fazer uma caminhada para observar as casa, definir o que você gosta. Esse é um simples exemplo para você começar a ter ideia do que estou falando.

Agora, transfira essa ideia para seu plano de carreira ou para seu plano pessoal. Você consegue perceber algumas tarefas que pode estar fazendo sem necessidade? Então, pode ser a hora de eliminá-las e parar de acumular compromissos que não são tão importantes.

Quando você consegue visualizar as obrigações que apenas gastam seu tempo, você está pronto para eliminá-las. Não é fácil, pois talvez seja uma coisa que você realmente goste de fazer. Mas, acredite, irá te fazer bem no final.

Feito isso é preciso pensar se você gasta seu tempo produzindo alguma coisa ou se ocupando. Já pensou nisso? Tente fazer essa pergunta quando você está no trabalho. Quando estiver fazendo alguma coisa que você julga ser importante, pare e pense: isso que estou fazendo é produtivo ou estou só ocupando meu tempo?

Pode acreditar, gastamos muita energia durante o dia realizando coisas que não são importantes. E isso traz cansaço e, também, faz com que coisas importantes se acumulem sem serem resolvidas.

Se você fizer esse exercício verá que sua semana ficará menos cansativa, mais produtiva e você ficará mais satisfeito. E aí, você estará pronto para começar a organizar seu

dia-a-dia. Mas com isso eu vou te ajudar só na próxima semana.

Até lá vá organizando suas ideias.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

site01

Qualidade de vida: todo mundo quer, mas o que é?

A O Pólo progrediu com o compromisso de fomentar opiniões que transformem as atitudes de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *