Coluna da Fabi

Vamos voar?

Algumas semanas atrás falei aqui sobre os benefícios do pilates para gestantes. Hoje, vou falar sobre uma variação referente ao método: o pilates em suspensão.

O treino em suspensão consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou completo. O peso corporal é utilizado como principal ferramenta para desafiar o aluno. A ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor e realizar movimentos que estimulem a resistência corporal, equilíbrio e força.

Esse tipo de treinamento pode trazer vários benefícios a saúde do praticante, pois fortalecerá a musculatura e exigirá muita coordenação motora e equilíbrio. Por oferecer estímulos diferentes e, que, normalmente não estamos acostumados a realizar, o método proporciona melhor controle da mente e do corpo. É importante que os movimentos sejam realizados com muita concentração e o máximo de controle.

Ainda não falamos do conforto, bem-estar e diversão que a aula proporciona. Ao olhar os exercícios, o aluno acredita que não conseguirá realizar. Quando ele se dá conta que é possível e que conseguiu fazer, vem a alegria e a satisfação.

A flexibilidade também é exigida e a melhora da mesma pode ser notada com algumas semanas de prática. No fim da aula, o aluno tem a sensação que toda musculatura do corpo foi trabalhada e é isso mesmo.

Para trabalhar o equilíbrio e realizar os movimentos sem mover muito o equipamento, usamos músculos profundos, que na maioria das vezes não conseguimos trabalhar com exercícios convencionais. A diversão também está garantida, pois alguns movimentos lembram brincadeiras de criança. É difícil terminar a aula de mau-humor.

Os exercícios em suspensão podem ser praticados por todos. A aula é adaptada para cada aluno, das crianças até as pessoas da terceira idade. Todo mundo gosta e se diverte. Se você tem algum problema de saúde, também pode aderir, pois os exercícios são adaptáveis para as patologias.

Como em toda prática de atividade física, é preciso ter cuidado na hora de escolher o professor. Pesquise sempre. Um profissional qualificado entenderá suas limitações e adaptará a aula para que você tenha segurança. Não hesite em perguntar sobre a formação da pessoa que vai te orientar. Hoje em dia, existem muitos cursos com formação rápida e sem propósito, tome cuidado.

É importante saber se seu professor também treina. Quanto mais treinado for o profissional, mais benefícios o aluno terá.

Se você procura alguma coisa diferente para aliviar o estresse do dia-a-dia experiente uma aula. Tenho certeza que você não vai se arrepender. Afinal, todo mundo já sonhou em voar um dia!

Tags
Mostrar mais

Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Close
Close