Terça-feira , 19 Setembro 2017
Últimas Publicações
Home / Coluna da Fabi / Você vem comigo?

Você vem comigo?

Já escrevi aqui sobre os benefícios da corrida. Então, vou relembrar alguns deles para ver se te convenço a iniciar a prática:

  • Correr faz bem para pernas

Quando você corre é como se estivesse realizando vários exercícios para pernas. Os benefícios são enormes para a musculatura interna e externa da coxa, para panturrilhas e para os glúteos.

  • Correr fortalece a articulação dos joelhos e ossos

Toda vez que o corredor pisa no chão há um fortalecimento maior dos ossos, cartilagens e músculos que sustentam o joelho. Pessoas que praticam exercícios de baixo impacto, como caminhada e natação, não tem os mesmos benefícios.

  • Correr ajuda a memória

Cientistas descobriram que o mesmo processo físico-químico que alimenta e controla o uso de energia no nosso corpo também age na formação da memória. Isso é controlado por uma única proteína. Descobriu-se que os corredores tem maior liberação dessa proteína.

  • Corredores são mais felizes

Aqui está ela novamente, a endorfina. Ela é liberada quando você pratica exercícios e com ela sentimos a famosa sensação de bem-estar. Não importa se você não está de bom humor na largada, tenha certeza que você estará melhor no final da prova.

  • Correr faz bem para o coração

Todas as vezes que corremos aumentamos nossa frequência cardíaca, o que fortalece o músculo do coração e aumenta sua capacidade de bombeamento de sangue, ou seja, melhora sua vida útil.

  • Correr emagrece

Devido ao excesso de consumo de oxigênio, correr queima calorias durante e depois que a corrida acaba. Você pode observar o corpo dos atletas de corrida, são sempre magros e definidos.

Com todos esses benefícios fica difícil arrumar uma desculpa para não correr, não é mesmo? Para isso é melhor ter ajuda de um profissional. Só ele saberá montar um treino para você. Se você nunca correu e tem vontade de começar, segue um treino para você começar a praticar.

Esse treino pode ser realizado duas vezes na semana. Lembre-se que você só pode iniciá-lo se estiver com todos os exames em dia e liberação médica. Sempre faça um alongamento antes e depois de correr. Todo treino será iniciado e finalizado com cinco minutos de caminhada.

Cronograma de treino

Semana 1: correr 1 minuto e caminhar 2 minutos. Repetir essa sequência 10x;

Semana 2: correr 2 minutos e caminhar 2 minutos. Repetir essa sequência 10x;

Semana 3: correr 2 minutos e caminhar 1 minuto. Repetir essa sequência 10x;

Semana 4: correr 3 minutos e caminhar 1 minuto. Repetir essa sequência 5x. Depois, correr 3 minutos e caminhar 2 minutos. Repetir essa sequência 5x;

Semana 5: correr 5 minutos e caminhar 1minuto. Repetir essa sequência 3x. Depois, correr 5 minutos e caminhar 2 minutos. Repetir essa sequência 3x;

Semana 6: Você já pode participar de uma prova de 5km. Não tenha medo, você vai fazer da seguinte forma: correr 1km e caminhar 2 minutos e vai seguindo essa sequência até ultrapassar a linha de chegada.

Aproveito e te convido para participar comigo da primeira corrida noturna da cidade de Mogi Guaçu: a ‘I Nigth Run Mundo Natural’ que acontecerá no sábado, 10 de dezembro de 2016, às 19h, no Parque dos Ingás, centro.

Comece seu treino e eu te espero na prova.

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

Confira Também

atividades_fisicas_mediz

Como sobreviver sem exagerar

O outono começou e chegou cheio de feriados. E além de serem bons momentos para ...

Um comentário

  1. Fabiana, boa tarde.
    Quero saber como participar da corrida. Quero ir!!!
    Abraços Liliane Camargo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *